Interdição da rua Humberto de Campos altera trajeto de sete linhas do transporte coletivo
Nenhum tipo de veículo pode passar pelo local
Desde o final da manhã desta terça-feira, dia 30, o trânsito na rua Humberto de Campos, entre o Parque Vila Germânica e o Terminal da Proeb, está completamente interditado por causa do surgimento de rachaduras na pista.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Régis Evaloir da Silva, explica que a interdição aconteceu por precaução:
“A decisão da interdição foi tomada por questões de segurança e, ainda pela manhã, nossas equipes já estavam no local analisando o ocorrido. A previsão inicial é de que o trânsito ficará completamente interrompido até a próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, quando analisaremos a possibilidade de liberar a passagem de veículos naquela pista”.
Até sexta-feira, as equipes trabalharão na recolocação do solo onde a galeria já foi implantada e também na retirada do asfalto fissurado. Uma avaliação das condições da pista será feita após a conclusão dessas etapas, com possibilidade de liberação.
Transporte coletivo durante a interrupção
Durante o período de interdição, as linhas 30, 31, 32, 707, 902, 903 e 904 do transporte coletivo, que passam pelo trecho, no sentido bairro/Centro, terão o trajeto desviado para a rua João Pessoa, seguindo pela rua 7 de Setembro para acessar o Terminal da Proeb. Um ponto provisório será instalado na rua João Pessoa, entre as ruas Alberto Stein e Mariana Bronnemann, para o embarque e desembarque de passageiros.
Duplicação da Rua Humberto de Campos
Atualmente, o trecho entre o Parque Vila Germânica e o Terminal da Proeb abriga os serviços de implantação de galerias de concreto, que fazem parte da nova rede de macrodrenagem. Para a instalação dessas galerias, é necessária a abertura de uma vala de escavação com cinco metros de profundidade e seis de largura, que – com o grande volume de tráfego e as constantes chuvas – ocasionou a desestabilização do talude e as consequentes rachaduras no solo.
O projeto consiste na duplicação da Rua Humberto de Campos, entre a rua 7 de Setembro e a rua Marechal Deodoro. O local terá pista dupla, separada por canteiro central, com três faixas por sentido entre as ruas Marechal Deodoro e Alberto Stein, uma delas reservada preferencialmente para o trânsito de ônibus.
Segundo a prefeitura, trata-se da obra mais complexa do pacote de mobilidade financiado pelo BID e, por isso, o prazo de execução é de dois anos. Além da macrodrenagem, a via terá alargamento de pista, implantação de novos passeios com acessibilidade, ciclovias, travessias de pedestres e cruzamentos com semáforos.