Empreendedor cria clube de torcedores do Napoli em Blumenau

Fundação do clube aconteceu em abril de 2023

Blumenau, agora, conta com o primeiro clube de torcedores do Società Sportiva Calcio Napoli, da cidade de Nápoles, na Itália. O grupo foi fundado em abril por Marco Mesecchia., natural da Itália e morador de Blumenau. Apaixonado desde criança, ele queria muito compartilhar o amor pelo time com outros torcedores da região.

Os encontros do clube, e sua sede, serão feitos na pizzaria Da Gennaro, que é de Marco e fica localizada na Heinrich Hosang, número 38, no bairro Victor Konder. Além disso, o intuito do clube é incentivar a disseminação da cultura e a culinária italiana na cidade, além do futebol.

Da Itália à Blumenau

Marco Mesecchia nasceu na Nápoles, cidade na Itália. Filho de napolitanos, o homem cresceu com uma paixão gigante por futebol e principalmente pelo time da sua cidade natal, o Società Sportiva Calcio Napoli.

A paixão e o incentivo foram tão grandes, que durante a década de 1990, quando tinha entre seus 12 aos 18 anos, ele chegou a jogar na base do Napoli. “ Tive essa oportunidade de jogar na base. É algo que me marcou muito, uma experiência incrível. Inclusive tive a oportunidade de ter contato com o Diego Maradona, então foi muito marcante tudo que vivi na época”, explica.

Com o tempo, Marco descobriu outra paixão: viagens. Por conta disso, passou por vários lugares de culturas muito diferentes das suas e as experiências que mais gostou, foram à America do Sul, e principalmente, o que viveu no Brasil. Por conta disso, quando a Itália passou por uma fase econômica difícil, entre os anos de 2010 e 2012, a primeira coisa que o homem pensou foi em tentar novas oportunidades no país.

“Gostei do clima brasileiro, diferente dos outros, aqui o povo é mais caloroso, mais positivo, tem essa paixão por futebol e isso ficou guardado dentro de mim. Na mesma época que vim para cá, a Itália passava por uma fase difícil e o Pib do Brasil crescia. Então eu resolvi vir empreender em Santa Catarina, já que é uma região diferente quando comparado com o resto do país, pensei que seria mais confortável começar aqui”, relata.

Agora, morando a mais de 11 anos em Blumenau, Marco é empreendedor e dono da pizzaria Da Gennaro, se sente em casa e afirma que não voltaria para a Itália tão cedo, já que se adaptou bem ao país e a Blumenau.

Clube Napoli em Blumenau

A Società Sportiva Calcio Napoli é um time italiano que já passou pelos seus altos e baixos no futebol. Entre seus maiores jogadores esteve Diego Maradona, que jogou pelo time entre 1984 e 1991, e ajudou a conquistar o Campeonato Italiano em 1990.

Agora, 33 anos após esse titulo conquistado por Maradona e sem ganhar nenhum outro, o time Napoli conquistou o primeiro lugar, e ganhou uma nova legião de torcedores, já que o time tem se reerguido e jogado bem.

Por conta disso, Marco, que é um torcedor assíduo e tem acompanhado todos os desafios e vitórias do time, percebeu que outros moradores de Blumenau também começaram a acompanhar esse trajeto. E foi dessa percepção que ele resolveu criar o Clube Napoli de Blumenau, para que outros torcedores e apreciadores do time pudessem se reunir, assistir aos jogos e conversar sobre o time.

“Essa paixão pelo time é algo tipico dos napolitanos, por isso eu sempre quis ter um clube dedicado ao Napoli, já que sou torcedor assíduo do time. Quis trazer um pouquinho da cultura italiana que poucos conhecem. O clube também surge como algo para além da torcida, para além de só o futebol, quero fazer essa integração de cultura italiana e cultura brasileiro”, conta.

Com o clube criado, a ideia do foco principal dos encontros é que mais pessoas conheçam o time, e possam ter esse assunto em comum. Contudo, Marco explica que sempre recebe muitas perguntas sobre as diferenças culturais entre Brasil e Itália. Por isso, quer que eu clube também seja uma forma de contar sobre o seu ponto de vista, sendo alguém de fora, mas também ajudar as pessoas conhecerem um pouco mais da cultura italiana.

Além disso, os encontros além das conversas, serão preenchidos com comidas típicas italianas, como a pizza napolitana, que é considerada a mais antiga do mundo.

“O clube vai ser uma mistura com um fundo de futebol. Caso homens ou mulheres que não gostarem de futebol, mas tiverem interesse de conhecer mais sobre a cultura da Itália vão poder estar participando e aproveitando as outras partes do clube. Vamos fazer algo para juntar as pessoas que tiverem interesse pela cultura do país”, finaliza.

É possível saber mais informações e atualizações do Clube do Napoli em Blumenau através dos Instagram @napoliclubblumenau e @dagenaropizza.


Assista agora mesmo!

Risoto de alho-poró com queijo brie: uma experiência irresistível:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo