Janeiro de 2024 registrou mais de 160 acidentes de trânsito em Blumenau
Nildo Pasta, subtenente da PMRv, afirma que a maioria dos acidentes ocorre por falta de atenção
O subtenente do 1º Grupo de Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Nildo Pasta, confirma que a causa principal para os acidentes é a falta de atenção e imprudência dos condutores. “99% é falta de atenção, imprudência, o não cumprimento da legislação e da sinalização, e tudo isso provoca acidentes”, ele afirma.
De acordo com o relatório anual de trânsito da EPT, neste ano, as causas continuam sendo falta de atenção e imprudência. Os dados também indicam que precipitação, abalroamento e choque seguem sendo os tipos mais comuns de acidente. “Em todos os acidentes nesse ano [que o posto 13 atendeu] houve imprudência, não houve falha mecânica ou na própria rodovia, o bafômetro deu negativo. Tudo foi imprudência”, confirma o subtenente.
2023
Em 2023, a Escola Pública de Trânsito (EPT) registrou um total de 2.650 acidentes de trânsito em Blumenau. Casos que envolveram motociclistas foram um total de 1.449, em 87% dos casos o condutor da moto foi ferido. Os dados também indicam que a maioria dos motociclistas estavam usando capacete no momento do acidente.
O subtenente Nildo Pasta destaca que o uso do capacete e outros equipamentos no trânsito não causam problemas, “dificilmente que você vai ver sem capacete. O equipamento é usado, mas acaba faltando prudência”.
Durante o ano inteiro, foram 15 o número de vítimas fatais. Os tipos mais comuns de acidentes são precipitação, abalroamento, quando os veículos estão em movimentos e ocorre um impacto pela lateral, e choque.
Em 2023, os relatórios da Escola Pública de Trânsito (EPT) indicam que a pista estava seca e em boa condição na maioria dos casos. Os horários em que mais casos foram registrados foram às 7h da manhã e entre às 17h e 18h da tarde.
De acordo com o EPT, as causas dos acidentes em sua maioria são a falta de atenção e a imprudência. Os dados afirmam que a falta de atenção foi citada como motivo para 41% dos casos, enquanto a imprudência é 34%. Motivos como embriaguez ou excesso de velocidade compõem apenas 5% dos registros.
Leia também:
1. Trabalhadores do transporte coletivo aprovam jornada de luta por direitos em Blumenau
2. Inovação aprimora operações no Centro Cirúrgico do Hospital Santa Isabel
3. Banda punk dos Estados Unidos fará show em Blumenau; confira data e ingressos
4. Homem é atingido por quatro tiros dentro de carro no Salto Weissbach, em Blumenau
5. Homem morre após ser atropelado por caminhão na BR-470, em Blumenau
Veja agora mesmo!
César Paulista conta histórias da carreira e fala sobre o futebol atualmente: