Justiça mantém condenação de corretor de imóveis de Pomerode que vendeu um lote de forma irregular

Caso aconteceu em 2016

De acordo com a denúncia oferecida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pomerode, em setembro de 2016, um homem, por meio de anúncio veiculado no site da imobiliária da qual é proprietário, ofereceu a venda um lote no valor de R$ 150 mil, em Pomerode, afirmando que estava pronto para construção.

Porém, o terreno fazia parte de um imóvel maior, do qual não havia sido parcelado formalmente, o que caracterizou informação falsa sobre a legalidade do imóvel anunciado à venda e, consequentemente, crime contra a administração pública.

Na decisão que manteve a condenação, a 2ª Câmara Criminal do TJSC destacou, como sustentado pelo Ministério Público, que nesse tipo de crime a simples violação da norma legal é suficiente para configurar a infração penal, independentemente do efetivo dano ao interesse da Administração Pública ou do particular, como ocorreu no caso dos autos.

Antes da condenação em primeiro grau, o réu havia sido beneficiado com a suspensão condicional do processo, proposta pelo MP-SC, mediante o cumprimento de determinadas condições. Contudo, houve o descumprimento das cláusulas ajustadas, razão pelo que foi  retomando o curso da ação penal, que resultou na sentença condenatória.

Afirmação falsa sobre a legalidade

O artigo 50 da Lei n. 6.766/79 prevê que constitui crime contra a Administração Pública fazer ou veicularem proposta, contrato, prospecto ou comunicação ao público, ou a interessados afirmação falsa sobre a legalidade de loteamento, ou desmembramento do solo para fins urbanos, ou ocultar fraudulentamente fato relativo a ele.

A pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa de cinco a 50 vezes o maior salário mínimo vigente no país.

O crime definido neste artigo é qualificado, se cometido por meio de venda, promessa de venda, reserva de lote ou quaisquer outros instrumentos que manifestem a intenção de vender lote em loteamento ou desmembramento não registrado no Registro de Imóveis competente.

Leia também:

1. Incêndio atinge clínica odontológica no Centro de Blumenau
2. Marca suíça de chocolates vai abrir primeira loja em Blumenau
3. Secretaria de Inclusão de Blumenau é destaque em evento catarinense
4. Mulher acaba presa ao ir ao fórum em Blumenau
5. Volkswagen suspende temporariamente produção em fábricas no Brasil por “estagnação do mercado”


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo