Lar de idosos de SC é interditado pelo Ministério Público por falta de cuidados

Ministério Público interdita lar de idosos em SC por falta de cuidados; entenda o caso

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) atendeu a medida liminar para que uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, fosse interditada. Segundo o MP, o local apresentava condições precárias e, além da lotação máxima e falta de higiene, os idosos não tinham a alimentação adequada.

A liminar também determinou a transferência dos residentes para as famílias de origem ou outras instituições. A ação foi ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz.

Irregularidades

A promotora Cristina Elaine Thomé relata que a ILPI firmou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público em maio de 2021 a fim de sanar as irregularidades existentes, e chegou a promover algumas melhorias desde então.

No entanto, a vistoria realizada pela Vigilância Sanitária do município no início de julho encontrou lotação acima do permitido, situações relacionadas à higiene – ambientes com odor de urina e produtos de limpeza inadequados -, e cuidados com a alimentação em desacordo à elaborada por um nutricionista.

Também foi verificado que o projeto arquitetônico da entidade não havia sido aprovado pelos órgãos competentes, apresentando problemas estruturais como apenas dois banheiros para banhos para 20 residentes. Sendo assim, a ILPI foi autuada e recebeu um prazo de 30 dias para regularizar todas as pendências.

Mais problemas

Após nova vistoria, em vez da solução dos problemas, a Vigilância encontrou novas irregularidades, relacionadas à falta de recursos humanos suficientes para cuidar adequadamente dos idosos. Apesar da não constatação de situação de maus-tratos aos idosos, a promotora de Justiça constata que, ainda assim, os residentes estão em situação de risco.

“Vale destacar que a situação da alimentação precária oferecida aos idosos é preocupante, uma vez que os critérios nutritivos estão intimamente relacionados à saúde dos idosos”, diz. A Vigilância Sanitária considerou insuficiente e inadequada a oferta de alimentos, além de alegar não haver alimentação especial aos acolhidos com diabetes.

Leia também:

Saiba tudo sobre as Eleições 2022
Saiba onde deverão ser novos pontos de patinetes elétricos compartilhados em Blumenau
Jovem de 18 anos pede ajuda para lutar contra câncer em hospital de Blumenau
Cinco macacos são encontrados mortos no Zoobotânico de Brusque
Após cinco anos de disputa judicial, herdeiro de fundador da Weg vai receber R$ 1 bilhão

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo