Leão-marinho com mais de 250 quilos é encontrado morto em praia de Florianópolis

Uma retroescavadeira precisou ser utilizada para retirar o animal da praia

Um leão-marinho-do-sul foi encontrado morto na praia do Campeche, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira, 2, durante a execução diária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos da Associação R3 Animal.

O animal media cerca de 2,37 metros de comprimento e pesava 254 quilos. O exame necroscópico será realizado nesta quarta-feira, 3.

A R3 precisou de uma retroescavadeira para conseguir retirar o animal da praia. Segundo a R3, este é o terceiro leão-marinho encontrado morto este ano nas praias de Florianópolis. Em junho, um animal da espécie foi resgatado bastante debilitado na Praia do Campeche, e morreu no dia seguinte.

Leão-marinho

Desde 2019, a R3 Animal monitora um grupo de leões-marinhos que utiliza um costão rochoso na Ilha de Santa Catarina como descanso. Entretanto, durante o outono/inverno, animais dessa espécie podem ser avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.

O animal vive entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.

No Rio Grande do Sul existem dois locais onde são encontrados leões-marinhos e lobos-marinhos, que são os Refúgios de Vida Silvestre (Revis), um situado na cidade de São José do Norte, o Revis do Molhe Leste, e outro na cidade de Torres, o Revis da Ilha dos Lobos.

R3

A Associação R3 Animal é uma organização, de Florianópolis, sem fins lucrativos dedicada ao resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres à natureza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo