Wlamir Tiago de Souza é de uma família tradicional de corredores da cidade: Família Tiago, símbolo das corridas de rua em Blumenau. Ele participou de centenas de competições durante mais de 40 anos e com inúmeras vitórias no currículo. Mas, a mais desafiadora de todas as provas, ele acaba de vencer.
Há três anos, Wlamir recebeu diagnóstico de Cirrose Hepática, precisou passar por um transplante e hoje, aos 64 anos, com um fígado “novinho em folha” vai participar da 25ª Edição da Maratona Internacional de Blumenau, programada para o próximo domingo, 23.
Será seu primeiro grande desafio depois de vencer a doença. “Eu me sinto emocionado e feliz. O médico autorizou e agora só depende de mim e se Deus quiser vou conseguir completar os 42 kms”, afirmou.
E outro motivo para Wlamir comemorar: Até domingo deve nascer o neto dele. A esposa do filho dele, o Anderson, da Família Tiago, deve dar luz ao filho entre esta quinta-feira e domingo. É a quinta geração de corredores da família.
Um presente da vida para quem lutou tanto para se manter vivo.
Exemplos impressionantes de superação como o Wlamir não faltam
Charles Espig, por exemplo, faz cinco anos que decidiu abandonar a vida sedentária. Passou a treinar, adotou uma alimentação saudável, ser tornou um corredor de rua, e hoje, 20 quilos mais leve, se prepara para disputar sua primeira maratona.
“Pretendo completar a prova. Esse é meu objetivo, não importante o tempo que levar, mas estou bem preparado para fazer uma grande prova.”, declarou Espig.
E por falar em grande prova, um dos favoritos para vencer os 42 km da maratona internacional é Adilson Dolberth- antes da pandemia ele venceu a maratona de Florianópolis em 2019 e tem vários títulos de Campeão dos Jogos Abertos de SC, nas provas de 5 e 10 km.
Depois de 17 anos, a Maratona Internacional de Blumenau volta a ser realizada e deve reunir cerca de 2.800 competidores, inclusive com presença de um queniano.
Pela primeira vez em 25 edições da corrida todo o trajeto da prova será dentro de Blumenau.
“Será uma prova espetacular e irá contar com o apoio e o calor humano dos blumenauenses”, promete Raul Cardoso, idealizador e coordenador da maratona.
A largada está prevista para às 7h da manhã defronte ao prédio da antiga prefeitura, no Centro Histórico de Blumenau.
O evento vai distribuir R$ 200 mil em premiação aos vencedores em todas as categorias da prova principal e das provas alternativas de 5 e 10 km.
Assista agora mesmo!
Jovem piloto blumenauense fala sobre a carreira e expectativas para o futuro: