Máscara gigante é confeccionada em Navegantes e será exposta na BR-470

Acessório tem 40 metros

Máscara gigante é confeccionada em Navegantes e será exposta na BR-470

Acessório tem 40 metros

Redação

Uma máscara gigante está sendo produzida em Navegantes para sensibilizar a população sobre a importância do uso de máscara reutilização. O acessório, de malha dupla, passou pela medição oficial nesta semana e terá 40,88 metros de largura por 16,20 metros de altura.

Duas carretas, estacionadas sobre a máscara, deram a dimensão do tamanho que o acessório terá ao ser exposto.

“Hoje foi mais uma etapa da produção da máscara gigante que, segundo nossas pesquisas, é a maior já produzida no mundo. Realizamos a medição oficial para que todos tenham a dimensão do tamanho final que a máscara terá”, disse o diretor da empresa responsável pela iniciativa, Rogério Tomaz Corrêa.

Ao produzir o acessório em tamanhos generosos, a empresa catarinense espera conscientizar a população sobre a importância de optar pelas máscaras reutilizáveis. A campanha “Proteja-se, use máscara” defende que as máscaras cirúrgicas descartáveis sejam destinadas aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

A confecção da máscara gigante iniciou há duas semanas e deverá ser concluída nos próximos dias. O acessório ficará exposto entre os dias 28 e 31 de maio num terreno às margens da BR-470 sendo, posteriormente, transformada em até 10 mil máscaras de tamanho padrão. No período da noite haverá iluminação para as pessoas também poderem conferir.

As novas máscaras terão a inscrição “Venda Proibida” e serão distribuídas gratuitamente à população de baixa renda e profissionais de imprensa e comunicação.

Uso de máscara de tecido ajuda na redução de lixo em mais de 85%

A Máscara Gigante é confeccionada a partir de um tecido composto de algodão (50%) e material feito a partir de garrafa pet (50%).

“Queremos conscientizar a comunidade sobre a necessidade de usar a máscara, que hoje é uma grande aliada contra o coronavírus. Além disso, já estamos pensando ali na frente, com a questão do descarte excessivo de materiais descartáveis. Sabemos que escolhendo usar a de tecido, podemos reduzir em até 85% o lixo que vai ser despejado no meio ambiente”, conta o empresário.

Curiosidades

A estrutura para comportar a máscara gigante vai contar com mais de 20 contêineres. A altura vai ser semelhante a um prédio de seis andares. Quem passar pela BR-470, no quilômetro 9, de longe verá a máscara, na qual serão estampados os dizeres: “Todos contra a Covid-19” e “Unidos somos um gigante!”. O local será aberto para que as pessoas possam acessar o espaço e fotografar a máscara sem precisar sair dos seus veículos (drive in) e assim, evitar aglomeração.

A máscara gigante terá uma ilustração de cinco pessoas unidas. Através de suas cores, elas representarão todos os continentes: azul (Europa), amarelo (Ásia), preto (África), verde (Oceania) e vermelho (América).

Em suas extremidades, terá também o carimbo das palmas das mãos de todos os colaboradores envolvidos na fabricação, para representar e homenagear todos os profissionais de serviços essenciais, tais como os profissionais da saúde, imprensa, motoristas, trabalhadores da indústria alimentícia, da distribuição de água e energia, cientistas, entre outros.

A empresa responsável pela fabricação da máscara gigante tem experiência em confeccionar grandes peças. Inclusive, entrou para o Livro dos Recordes em 2014 e 2018 ao produzir, respectivamente, a maior camiseta e o maior manto de Nossa Senhora dos Navegantes em todo o mundo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo