MEC seleciona livro blumenauense para bibliotecas de escolas do país
Agora, cabe aos professores e dirigentes das escolas votarem para a obra de Maicon Tenfen chegar, de fato, às instituições
Blumenau pode ter uma obra literária nas prateleiras de bibliotecas de milhares de escolas das redes de ensino federal, estadual e municipal do país. O livro Império dos Capoeiras, da série Quissama, do escritor e diretor da editora da Furb, Maicon Tenfen, é um dos mais de 100 selecionados pelo Ministério da Educação (MEC) como opção de escolha.
A ação do governo federal (PNLD Literário) é inédita, já que antes o MEC decidia e enviava as obras sem a realização de uma votação. Agora, cabe ao corpo docente e dirigente das escolas votarem para o livro chegar, de fato, às instituições. A divulgação do resultado ainda não tem data, mas a inserção dos vencedores nas bibliotecas ocorrerá no próximo ano.
Império dos Capoeiras foi finalista do prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país, em 2015. Ele é o primeiro da trilogia que conta a história de um menino escravizado, Vitorino Quissama, que recorre ao viajante inglês Daniel Woodruff para tentar encontrar a mãe desaparecida.
Para escrever o romance histórico com toques policiais, que se passa no Rio de Janeiro, em 1968, Tenfen se baseou nos manuscritos reais de Woodruff.
“Por que eu escolhi a data, o Rio de Janeiro…Por trás da história, de uma maneira mais sutil, há a formação daquilo que hoje a gente conhece como cultura brasileira, antropologicamente falando. Que é a mistura de manifestações europeias, africanas e americanas indígenas”, explica o autor.
Tenfen acredita que o livro tenha sido selecionado pelo MEC justamente por abordar esse momento histórico importante para o país. O segundo da série, Território Inimigo, já foi publicado e acontece nos campos de batalha do Paraguai. O terceiro ainda está em fase de produção.
Mais notícias de Blumenau e região
Troca de comportas pode causar falta d’água em 70% de Blumenau
Procuradoria pede arquivamento de inquérito contra Dalírio e Napoleão
Alesc aprova fim do benefício que paga as despesas médicas de deputados
Bandidos armados fazem clientes de mercado reféns durante assalto