O empreendedor herdeiro recebe logo cedo a missão de levar à frente o legado de sua família. Empresas familiares fazem parte da estrutura empresarial de todos os países, e muitos impérios foram construídos nos últimos anos por famílias, que mostraram habilidade de passar o bastão por meio da herança empreendedora. E com Rui Altenburg, da tradicional indústria Altenburg, não foi diferente.
Natural de Blumenau, o empresário do ramo têxtil – líder do mercado na América Latina de travesseiros e uma das maiores empresas de cama, mesa e banho do Brasil -, deu continuidade ao negócio iniciado em 1922, quando sua avó, Johanna Altenburg, teve que começar uma atividade para ajudar no sustento da família, atendendo pedidos locais até expandir para as comunidades vizinhas.
Em 1944, Arno Altenburg foi convidado para assumir o negócio da família e juntamente com sua esposa Anna impulsionaram o crescimento da empresa. Os pais de Rui ficaram à frente da empresa até 1970, quando o empresário ingressou na Altenburg, que hoje emprega mais de 1,7 mil trabalhadores, produz mais de 1 milhão de peças por mês de travesseiros, além de uma linha diversificada de edredons, colchas, linha de cama e banho.
Em maio desse ano, Rui Altenburg recebeu a Medalha de Ordem Mérito Industrial, mesma medalha que Jucelino Kubitschek, Jorge Gerdau e Antonio Erminio de Moraes receberam. Perguntei a ele como foi esse momento: “Quando me foi comunicado, fiquei surpreso pelo fato de ter sido escolhido para receber essa honraria, e sem dúvida fiquei bastante honrado e lisonjeado pela escolha. E é um ponto do reconhecimento por tudo o que já fizemos para a comunidade num contexto geral.”
Hoje, a empresa está na terceira geração, e está caminhando para uma gestão profissional, juntamente com dois filhos ativos na empresa, com uma estrutura sólida e profissional e que sempre está se reinventando e primando pela qualidade, além de buscar novas tecnologias.
Matéria continua após o anúncio
Bate-papo
Hobby: Gosto de viajar, de novidades, de me atualizar com o que acontece pelo mundo a fora, pescar, e principalmente realizar a caça submarina.
Lugar inesquecível: Existem muitos lugares interessantes no mundo, mas Machu Picchu, é um lugar para você poder se introverter e olhar mais para si, é um lugar encantador.
Rui Altenburg por Rui Altenburg: As pessoas me veem como uma pessoa muito exigente, intransigente e assim por diante, mas eu acho que não é esse o meu íntimo, o meu interior. Sou uma pessoa que sabe ponderar as coisas, sabe valorizar principalmente a equipe de trabalho e ao mesmo tempo procuro me inteirar e procurar ajudar os outros, me envolvendo com os problemas da sociedade.
O que sonha ainda em fazer: Tenho um grande sonho de que nossa empresa se perpetue por mais e mais anos e que realmente os sucessores sejam felizes e gostem do que estão fazendo, assim como me sinto.
Qual foi o maior desafio da sua vida: Assumir o negócio da empresa foi um grande desafio.
Um conselho para quem está começando: Ser criativo, insistente, persistente e em termos de negócio não misturar o caixa particular com o da empresa, são duas coisas que tem que caminhar totalmente separadas para a saúde financeira de todos.
Uma curiosidade que ninguém sabe sobre você: Eu tenho um espírito bastante aventureiro.