Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, declarou apoio para criação da terceira universidade federal de Santa Catarina, localizada em Blumenau. O anúncio ocorreu durante a audiência regional do Plano Plurianual (PPA) participativo para o período de 2024 a 2027, realizada nesta sexta-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A federalização da Furb é um tema que já existe há anos. O movimento comunitário Furb Federal foi criado para incentivar a federalização da universidade de Blumenau em parceria com o campus da UFSC na cidade.

No discurso para plateia que acompanhava a audiência, Tebet informou que mesmo se a proposta receber muitos votos, ela deve ser anexada ao PPA. “Pode não se realizar no primeiro ano. Se realiza no segundo. Nesse caso específico, provavelmente muito antes, porque eu e o ministro Márcio [Macêdo] vamos falar com o Camilo [Sobreira de Santana], ministro da Educação, para que ele possa olhar com carinho a criação desta universidade”.

A votação da proposta do PPA Participativo para a nova universidade federal é online e já conta com o apoio de mais de 5,4 mil pessoas.

No último mês, o movimento comunitário Furb Federal divulgou uma carta aberta para comunidade.

“Acreditamos que somente desta maneira seja possível proporcionar a perspectiva de que trabalhadores e trabalhadoras tenham de fato uma alternativa para o ensino superior público, gratuito e de qualidade na região”, reforçou o movimento, se referindo à união entre as duas universidades.

Acompanhe a audiência na íntegra


Assista agora mesmo!

Patê de camarão com carpaccio de salmão defumado para surpreender as visitas: