Motoristas de aplicativo fazem manifestação em Blumenau por colega assassinado

Profissionais pedem por mais segurança na profissão

Motoristas de aplicativo de Blumenau fizeram uma manifestação na tarde desta quinta-feira, 24, em solidariedade a um colega de profissão que foi assassinado nesta quarta-feira, 23, em uma rua de Joinville. A suspeita é que ele tenha sido vítima de um assalto.

Reunidos em um posto de combustíveis do bairro Itoupava Seca, os condutores, que integram a central de monitoramento exclusiva para motoristas de aplicativo, a Maseratti, pediram por mais segurança. De acordo com eles, o próprio software da Uber, por exemplo, tem falhas que facilitam a ação de criminosos:

“Nós só sabemos o nome do passageiro, nem foto tem. O cadastro deveria ser tão rigoroso quanto é o nosso. Nós levamos semanas para fazer o cadastro, tem que apresentar antecedente criminal e vários documentos”, exemplifica Diego da Costa Nunes.

No grupo Maseratti, a maioria dos cadastrados tem como única fonte de renda o salário que ganha com as corridas. Inseguros, os cerca de 20 que passaram pelo posto de combustíveis pediram também mais atenção dos setores de segurança pública.

“Tem também a questão de levar terceiros, que é quando uma pessoa chama o motorista e outra embarca. Pedimos para a população evitar fazer isso, porque assim não temos controle de quem é o passageiro”, pediu Jonathan Ávila.

Cerca de vinte profissionais foram até o posto às 13h30 e pintaram os vidros dos carros com homenagens ao homem de Joinville. No capô foram estendidas faixas pretas.

“Nós ficamos apreensivos porque nossa profissão é de alto risco. A maioria já passou por algo ou já se sentiu inseguro em alguma viagem”, resumiu Dewton Rosa.

Bianca Bertoli

O que diz a Uber

Em nota, a empresa se manifestou sobre o ocorrido. Confira na íntegra:

Ficamos chocados em saber que o motorista parceiro Joel foi vítima desse crime terrível. A empresa lamenta profundamente o ocorrido e permanece à disposição para colaborar com as autoridades no curso de investigações ou processos judiciais, nos termos da lei.

Todas as viagens são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de necessidade, nossa equipe especializada possa dar suporte, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.

A segurança é prioridade para a Uber, por isso a empresa segue investindo constantemente em novas tecnologias.

A Uber passou a adotar no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados e bloqueia viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação.

A empresa lançou, também, uma ferramenta que reúne os recursos de segurança para motoristas parceiros, inclusive um botão para ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app.

Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados na base de dados do Serasa. Todas as viagens são registradas por GPS, o que permite que a Uber colabore com as autoridades, nos termos da Lei, em caso de necessidade, e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o horário de chegada, em tempo real, com quem desejar.

O aplicativo permite, ainda, que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros quando não se sentirem seguros.

Por fim, nossos parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado incidentes às autoridades e estiverem em segurança – por exemplo, no caso da necessidade de acionar o Seguro para Acidentes Pessoais que cobre todas as viagens.

Nota inserida à notícia às 13h20 de sexta-feira, 25.

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