Número de flagrantes a motoristas bêbados diminui em Blumenau

Seterb reduz frequência de blitze, mas atribui queda à conscientização dos motoristas

Número de flagrantes a motoristas bêbados diminui em Blumenau

Seterb reduz frequência de blitze, mas atribui queda à conscientização dos motoristas

Julia Schaefer

O número de casos em que agentes de trânsito flagraram bêbados ao volante em Blumenau caiu 36% entre 2013 e 2016. De acordo com o relatório Álcool x Direção 2016, divulgado pela Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, foram 479 casos em 2013 contra 307 no ano passado. O dado poderia indicar uma boa notícia, mas há razões para cautela.

De acordo com o Seterb, no ano de 2015 a Guarda de Trânsito fez 369 blitze na cidade, mais de uma por dia. Em 2016 foram 237, uma redução de 36%. Neste ano, até o dia 20 de novembro ocorreram 178 operações nas ruas.

Segundo o diretor-presidente do Seterb, Carlos Lange, o foco da Guarda de Trânsito tem sido a eficiência da fiscalização. Entre outubro de 2016 e outubro de 2017, o número médio de veículos parados por hora em blitze subiu de 18 para 21.

“Diminuiu pontualmente o número de operações, mas tem aumentado o número de veículos fiscalizados”, destaca.

Para Lange, os flagrantes ficaram menos frequentes devido à conscientização, impulsionada por campanhas locais, mas também nacionais – ele cita como exemplo uma cervejaria que vem adotando a mensagem do risco de se dirigir após consumir álcool. Conforme o gestor do Seterb, a queda na fiscalização está relacionada com essa percepção de que os motoristas estariam mais conscientes.

A Guarda de Trânsito de Blumenau possui 107 guardas de trânsito na ativa, conforme o Portal da Transparência do município. Há outros 14 licenciados ou cedidos a outros órgãos. De acordo com o Seterb, a legislação municipal permite um efetivo máximo de 130 guardas.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio