Capa: Tatutibas eram Tifas criadas nas primeiras décadas da história de Blumenau, o nome ainda pode ser encontrado em mapas atuais, como também há registros de sua existência em mapas regionais do início do século XX. Muitos dos caminhos denominados Tifas, ainda existem e podem ser percorridos atualmente.

Expressões comuns nas primeiras décadas da história de Blumenau e região chegam ao nosso tempo sem muita compreensão de sua origem, como, por exemplo Tatutiba e Tifa, palavras ainda usadas em algumas estradas interioranas.

Massaranduba. Veículos tracionados a animais geralmente eram usados para percorrer as tifas. Esse em especial estava para seguir viagem de Massaranduba a Florianópolis de “Kutsche” como era chamado pelas famílias dos imigrantes.

Tatutiba é um dos nomes mais curiosos de comunidades do interior de Blumenau, e foi representado em três comunidades – Tatutiba I, II e III.

Imagem retirada da Revista Blumenau em Cadernos, nº 1, de novembro de 1957, o desenho do lote 28 localizado na Tatutiba III, pertencente ao proprietário Arno Frederico Delling, em 9 setembro 1893. (Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundação Cultural de Blumenau).
Encontramos a lápide do Professor Jakob Ineichen que emprestou o nome a rua, da Tifa Tatutiba I, no Cemitério de Itoupava Central – no mato.

Antigos registros de Blumenau definiam as Tatutibas como nome de três linhas coloniais, ou Tifas, sendo a mais conhecida a atual rua Jacob Ineichen. Tinham início na estrada de Itoupava Central – na Itoupava Central nos moldes antigos, antes do impacto da presença da rodovia BR 470.

A Tifa Tatutiba I, a mais conhecida coincidia com a atual rua Jakob Ineichen, professor no local.
Tatutiba, no Google Erth – somente como denominação de um autódromo.

Muitos imaginam que a denominação Tatutiba seja de origem indígena, conforme expresso em uma publicação da revista Blumenau em Cadernos.
Sugerem que a palavra “Tatu” se origine no nome do animal da fauna local, conhecido como tatu e tiba, Tupi-guarani, cujo significado é “muito”. Traduzindo, a partir desta análise, compreende-se que seria “Lugar com muitos Tatus”.
Mas não é essa a origem nem o significado.
Há outra versão e explicação, sendo esta considerada a correta.
A origem de Tatutiba vem da expressão Tatu-Tiefe, em que Tiefe, de Tief, é uma palavra alemã – “profundo” – escolhida e usada para chamar as “linhas coloniais de penetração”. Estas, geralmente, localizadas aos fundos dos lotes, quase sempre às margens de um ribeirão – característica da ocupação do imigrante alemão (rio para irrigação e acessibilidade à propriedade), lotes que têm sua frente para as estradas gerais.
Tiefe, de Tief é uma palavra, em alemão, usada para denominar os caminhos/picadas de penetração, providenciados, logos nos primeiros anos de colonização, em toda a região do Vale do Itajaí. Primeiramente, pelos agrimensores contratados por Hermann Blumenau; depois, pelas Companhias Colonizadoras. Com o passar do tempo, essa palavra, abrasileirada, sofreu mutações e ficou conhecida como “Tifa”. Quem já não ouviu falar de tifa?

Exemplo – ocupação de Testo Rego – Colônia Blumenau.
Desenho do Plano da Colônia Blumenau, seguindo o método de ocupação junto aos rios e ribeirões.

Portanto, “Tifa”, expressão abrasileirada da palavra alemã “Tiefe”. No primeiro exemplo, trata-se da Tifa, de Tatu, ou melhor, Tatu-tiefe, como diziam os alemães residentes na localidade, durante os primeiros períodos de história do local. Mesmo nessa época, início do século XXI, os mapas oficiais de Blumenau apresentam a denominação registrada como Tatutiba.
E ainda nos tempos atuais, encontramos a denominação quase como sinônimo de estrada, como, por exemplo, a Tifa Colley, Timbó SC, a qual percorremos e registramos para a história.

Há ainda quem traduza Tiefe como fundo, palavra esta que não consta do texto de Blumenau em Cadernos – também relacionado ao local.

Muitos outros nomes foram abrasileirados na história de Blumenau, dos quais muitos desconhecem a origem e a história.
Na citada região, em particular, fizemos um trabalho de faculdade na década de 1990, e nos deparamos com o questionamento: o que significa Tatutiba?

Nossa Pesquisa in loco – ano de 1994 – Tatutiba I

Em 1994 fizemos uma pesquisa in loco, e fotografamos o entorno da Rua Jakob Ineichen, Tatutiba I, um pouco antes do início de um processo agressivo de ocupação desordenada iniciada, ainda naquela década, descaracterizando a paisagem do lugar.

Parte da Paisagem atual de Tatutiba I

O que significa Tatutiba e Tifa?

Eis a resposta…
Tifa do Tatu – ou estrada (via de penetração dos lotes coloniais) do Tatu.

Um Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Leituras complementares
Clicar sobre o título escolhido.
  1. Cemitério – local de visitação e História – Cemitério Luterano Centro – Blumenau
  2. Cemitério Itoupava Central – História viva – Nome das famílias pioneiras
  3. Uma volta nos Bairros Itoupavazinha e Itoupava Central – Blumenau SC
  4. Cia Jensen – Pedaços de História de Blumenau