O que muda com a extinção da 89ª Zona Eleitoral de Blumenau

Atendimento ao público nos cartórios ficará suspenso de 1º a 10 de dezembro para o remanejamento de eleitores

O que muda com a extinção da 89ª Zona Eleitoral de Blumenau

Atendimento ao público nos cartórios ficará suspenso de 1º a 10 de dezembro para o remanejamento de eleitores

Julia Schaefer

Se você vai precisar de algum serviço eleitoral, como retirar uma certidão de quitação ou até mesmo atualizar seu título, fique atento: os Cartórios Eleitorais de Blumenau não atenderão ao público de 1º a 10 de dezembro.

Isso acontece porque depois do rezoneamento eleitoral, aprovado em outubro pelo Ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, todos os eleitores da extinta 89ª Zona Eleitoral precisarão ser transferidos para a 3ª Zona Eleitoral. Esse remanejamento inviabilizará o sistema para outros serviços durante os 10 dias.

O que vai mudar?

De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral Ana Rosa da Silva, o que muda na prática é que a partir de 11 de dezembro os títulos de quem pertencia à 89ª Zona Eleitoral ficarão desatualizados.

“O eleitor da Furb, por exemplo, era da 89ª. Então a partir de 11 de dezembro ele vai continuar votando na Furb, mas passa a pertencer à 3ª Zona Eleitoral. Por isso o título de eleitor ficará desatualizado”, informa Ana.

No entanto, Ana afirma o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que essa atualização poderá ser feita de acordo com a necessidade do eleitor, sem um prazo definido.

“Nós vamos imprimir na medida em que o eleitor for precisando. Então aquela pessoa que precisa, por exemplo, fazer um passaporte, precisará atualizar o título. Para isso poderá vir ao Cartório solicitar a mudança”, detalha.

Alguns locais de votação poderão ser extintos 

Como as duas Zonas Eleitorais que sobraram em Blumenau precisarão administrar 40 locais de votação, é provável que alguns locais de votação sejam extintos. É o que afirma Ana da Silva.

“Nós ainda não sabemos, mas é muito provável que a gente tenha que, logo no início do ano, enxugar a quantidade de locais de votação. Como a 89ª e a 3ª vão funcionar juntas, elas ficarão com 40 locais de votação. Por isso vamos fazer um estudo para verificar a possibilidade”, conta.

A contagem dos votos não será prejudicada pela mudança

Também já foi levantada a possibilidade de, depois de extinta uma zona eleitoral, as outras duas ficarem sobrecarregadas em relação à contagem dos votos em eleições. Porém, Ana afirma que a contagem não será prejudicada porque sempre foi centralizada em apenas uma zona eleitoral de Blumenau.

“A contagem de votos já era concentrada em apenas uma zona eleitoral. E o restante dos serviços, como a propaganda, entre outros, são divididos nas outras”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio