O Partido Novo ainda não tem um pré-candidato a prefeito de Blumenau. Segundo Rafael Boskovic, líder do partido em Blumenau, o promotor Odair Tramontin, que passou pela primeira fase de escolha, se desfiliou somente por uma questão legal específica de membros do Ministério Público, mas o Novo ainda o considera como uma postulante à candidatura a prefeito.

Sobre Odair, existe uma controvérsia jurídica sobre a legalidade de uma filiação partidária antes da desincompatibilização do cargo de promotor. A lei eleitoral estabelece que um membro do Ministério Público precisa se licenciar quatro meses antes da eleição para poder concorrer ao cargo de prefeito e este prazo é 4 de junho.

Até lá, para o Partido Novo, tanto Tramontin quanto o advogado Dante Arend estão participando do processo de escolha do candidato a prefeito do partido. Porém, somente um dos dois será o candidato.

Rafael Boskovic disse também que nem Tramontin e nem Dante querem ser candidato a vice-prefeito. Se os dois estiverem aptos para concorrer, depois de todo o processo de escolha, haverá uma votação entre os 280 filiados em Blumenau para a escolha. Outra opção é um deles abrir mão da candidatura em favor do outro.

Odair Tramontin é um dos poucos promotores da comarca de Blumenau que pode concorrer a um cargo eletivo sem ter que pedir demissão, pois o seu ingresso na promotoria se deu antes de 1988. Os que entraram após esta data são obrigados a desistirem da carreira. Já Dante Arend é advogado e não tem problemas para assumir uma candidatura a prefeito.

A única definição que o Novo de Blumenau tem é que o partido não fará coligação com nenhum outro partido. Chapas puras serão lançadas tanto para as candidaturas proporcionais, como determina a legislação, quanto para a majoritária.

Talvez a grande barreira que o Novo terá nas eleições de 2020 é a identificação com as classes mais baixas e a falta de interação com as comunidades mais pobres da cidade. O Novo nunca teve um representante eleito na cidade de Blumenau e é a primeira vez que participa de um processo eleitoral na cidade.

Fórum dos partidos de esquerda

Eder Lima, que compõe o Fórum dos Partidos de Esquerda de Blumenau, informa que o grupo tem outros pré-candidatos a prefeito além de Ana Paula Lima (PT) e João Natel (PDT).

O PCdoB colocou os nomes do médico Mário Kato e da médica e servidora pública Karla Rodrigues a disposição do grupo e o PSol apresentou como pré-candidata a pedagoga Georgia Faust.

Se o PSB resolver se juntar na ala esquerda das eleições municipais de Blumenau, o jornalista Arnaldo Zimmermann também passa a integrar a lista de nomes que poderão compor a chapa para a disputa em 2020.