Oktoberfest Blumenau oferecerá água ultrafiltrada para reduzir plástico
Saiba também como será gestão de resíduos na festa
Buscando uma experiência mais sustentável na 38ª edição, a Oktoberfest Blumenau irá disponibilizar água ultrafiltrada para os visitantes. O objetivo é reduzir a produção de plástico. A parceria Veolia, empresa líder global em soluções de gestão de água, resíduos e energia, é responsável pela iniciativa.
Assim como no ano passado, a Veolia será responsável pelo tratamento de aproximadamente 150 toneladas de resíduos gerados ao longo dos 19 dias de festa. A meta da empresa é Aterro Zero (Zero Waste to Landfill), por meio de coprocessamento.
O coprocessamento transforma os resíduos em CDR (Combustível Derivado de Resíduos) ou seja, um combustível alternativo e menos poluente. Em 2022, cerca de 2 milhões de copos foram valorizados e se tornaram uma opção “mais verde” de combustível para alimentar fornos e caldeiras de indústrias, substituindo assim os combustíveis fósseis.
Segundo Lina del Castillo, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia, a pauta ESG (ambiental, social e de governança corporativa) deve ser levada para os grandes eventos e executada de forma que integre todos os pilares, impulsionando práticas mais sustentáveis para indústrias e cidades, e conscientizando o público no geral.
“Os eventos também são aliados para contribuir com a conscientização ambiental ao adotarem práticas mais sustentáveis. Nos últimos anos, a Oktoberfest se tornou uma grande parceira quando o assunto é manter a tradição, mas com menor pegada ambiental. Para nós da Veolia, é muito importante ser, novamente, parceira de um evento de tanta relevância para o Brasil. Ao mesmo tempo em que a Oktoberfest oferece diversão, ela se transforma para envolver práticas ambientalmente corretas que promovem a Transformação Ecológica da sociedade como um todo”, afirma Lina.
Água ultrafiltrada é novidade em 2023
A novidade desta edição, no entanto, é a oferta de água ultrafiltrada a todos os visitantes que passarem pelo festival entre os dias 4 e 22 de outubro. A iniciativa, realizada em parceria com a Ambev, promete reduzir o consumo de garrafas plásticas durante o evento e, assim, diminuir o impacto ambiental, além de conscientizar o consumo consciente de bebida alcoólica.
Considerada uma água com qualidade superior à obtida por processos convencionais de filtragem, a água ultrafiltrada recebe um tratamento ainda mais efetivo na remoção de partículas e de macromoléculas.
De acordo com Oliver Kiles, Gerente Comercial de Produtos da Veolia Water Technologies & Solutions, trata-se de um processo que garante muita mais segurança no tratamento de água potável. “Em comparação com tratamentos convencionais, a ultrafiltração com tecnologia de membranas fornece uma barreira física absoluta contra sólidos em suspensão e agentes infecciosos, tais como vírus e bactérias, causadores de doenças e enfermidades em seres humanos, além de proporcionar uma confiabilidade operacional superior ao tratamento de qualquer tipo de água, garantindo qualidade 100% de forma contínua”.
Leia também:
1. Operação Limpeza Geral: entenda tudo sobre a investigação, as prisões e o afastamento do diretor-presidente do Samae
2. Derrubado veto que impedia motoboys de estacionarem na Área Azul de Blumenau de graça por 15 minutos
3. Homem é indenizado após encontrar plástico dentro de bolacha em Blumenau
4. Prefeitura promove mutirão gratuito de castração de animais em Blumenau
5. Três pessoas da mesma família morrem após acidente na BR-470
Assista agora mesmo!
Em conversa descontraída, Sargento Junkes e Guto Bilinski contam histórias de boteco: