ONG ambiental demonstra preocupação com residencial atrás de shopping de Blumenau

Audiência pública sobre o residencial Neumarkt aconteceu há uma semana

Na última quinta-feira, 20, foi realizada mais uma audiência pública para debater a construção de um residencial na lateral do Shopping Neumarkt, em Blumenau. A audiência, que tratou sobre o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), foi no Hotel Himmelblau, localizado na rua 7 de Setembro, no Centro da cidade.

O Grupo de Voluntários do Greenpeace no Vale do Itajaí participou da audiência e, em um vídeo nas redes sociais, demonstrou preocupação com a construção.

Nossos maiores questionamentos foram com relação ao ecossistema do parque e também sobre seu funcionamento. Lamentavelmente os impactos ambientais nas áreas de influência do empreendimento não foram levadas em consideração no EIV apresentado, sendo que a Lei Federal e a Lei Municipal que versam sobre o EIV obrigam que o empreendedor leve em consideração nesses estudos os aspectos ambientais”, comentou a voluntária Pâmela.

Durante a audiência pública, é comentado que a construção irá passar por licenciamento ambiental, onde seriam mostrados os possíveis impactos da obra. Porém, os voluntários do Greenpeace se questionaram porque esse licenciamento não é mencionado no EIV.

A atual legislação diz que esse empreendimento não seria passível de licenciamento ambiental, justamente porque ali na rua Sete de Setembro já passa a rede pública de coleta de esgoto. Então, os empreendimentos para esse fim não precisam de licenciamento ambiental. Qual a garantia que esses impactos ambientais serão considerados e analisados nesse empreendimento?”, finaliza Pâmela.

Licenciamento ambiental

A reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com o secretário de Planejamento Urbano Éder Boron, que comentou que o licenciamento ambiental é outro processo e não é analisado junto com o EIV.

“Não são todos os tipos de empreendimento que precisam de licenças ambientais, só se forem potenciais causadores de impactos ambientais negativos. Mas isso é analisado quando os projetos construtivos são encaminhados para análise da Prefeitura. O EIV é prévio aos processos construtivos.”

Ainda de acordo com o secretário, se durante as análises dos projetos construtivos for verificado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) que o empreendimento está enquadrado nas legislações ambientais, e que precisa de licenciamento ambiental, será feita a exigência e eles terão que cumprir todas as determinações legais.

Confira a audiência pública
Residencial Neumarkt

O nome do novo residencial será Neumarkt, e o terreno usado para o projeto terá uma área de 13.415,49 mil metros quadrados. Ele será construído na rua Ingo Hering, no Centro de Blumenau, na lateral do shopping Neumarkt. O projeto foi feito pela Guter Engenharia de Solo.

Ao todo, serão três torres, com 17 pavimentos residenciais, com a altura de 80 metros em cada uma. A primeira torre terá 112 unidades habitacionais, no segundo e terceiro residencial serão 198 unidades habitacionais, totalizando 310 unidades. O projeto prevê que, a depender do avanço dos estudos, uma torre seja destinada a uso como hotel.

Na torre um, haverão 64 apartamentos com três quartos e outros 48 com dois quartos. Na segunda e terceira torre, serão 96 apartamentos com um quarto, 96 com dois quartos e outros seis do tipo garden. Ainda são projetados salões de festa e bar/churrasqueira. Ao todo, o investimento teria 40,1 mil metros quadrados de área construída.

A projeção é que o empreendimento abrigue 930 habitantes, considerando entre duas e três pessoas em cada domicílio. As vagas de estacionamento estarão nos pavimentos subsolo do Shopping Neumarkt, por isso serão compartilhadas.

Com relação ao Parque São Francisco de Assis, o projeto afirma que o impacto será baixo. O investimento tem previsão de ser concluído e estar completamente habitado até 2027.

Veja fotos do residencial

 

Leia também:
1. Conheça a empresa blumenauense que produziu o comercial com Cristiano Ronaldo e família
2. Vereador lamenta rejeição de projeto que proibiria condenados por racismo e homofobia de assumirem cargo público em Blumenau
3. Blumenau registra quase 21 mil faltas em consultas e exames agendados no primeiro quadrimestre
4. VÍDEO – Arcanjo de Blumenau ajuda a transportar coração e pulmão do Alto Vale para SP e RS
5. VÍDEO – Câmera mostra pessoas tentando acordar homem que morreu no estacionamento da Havan, em Brusque


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo