O deputado estadual Ivan Naatz (PL) publicou um vídeo no dia 29 de junho mostrando que, em dia de chuva, o Parque das Itoupavas, localizado próximo a BR-470, pode ter sérios problemas de inundação por ter ficado cerca de 1,5 metros abaixo da nova alça de acesso à Blumenau na duplicação da rodovia.

A obra teve início na primeira administração de Napoleão Bernardes/Mário Hildebrandt, onde foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões, mas até hoje o parque ainda não pode ser utilizado pelos moradores da região norte de Blumenau.

Segundo o vídeo de Ivan, o local onde foi construído o parque é inadequado para a construção de qualquer empreendimento, pois toda a região do parque, com uma pequena chuva, ficará constantemente umedecida ou totalmente alagada por ter ficado num nível abaixo da rua. O deputado fala ainda que os gestores erraram quando pegaram o dinheiro do contribuinte e investiram R$ 7 milhões na construção do parque naquele local.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Deputado Ivan Naatz (@deputadoivannaatz) em

Vou dar minha opinião e não quero que a confundam com o vídeo do deputado ou com a opinião de qualquer outro político, mas para quem é de Blumenau como eu, sabe que esse local não era o mais adequado para a construção de um parque, ainda mais as margens de uma BR que será duplicada, e que já é muito movimentada, e durante a noite vai acabar sendo local para qualquer coisa, menos para exercício físico.

Talvez o tempo desminta, mas essa obra não se assemelha em nada com o Parque Ramiro Ruediger e muito provavelmente os futuros administradores da cidade terão que ficar dando explicações por um fardo oneroso que receberam para administrar.
A prefeitura de Blumenau, através da assessoria de comunicação do Parque Vila Germânica, enviou uma nota com os esclarecimentos sobre o assunto abordado no vídeo.

Nota Oficial

A Prefeitura de Blumenau informa que foi realizado serviço de drenagem em todo o terreno durante a construção do Parque Alcântara Correa, justamente para evitar transtornos em função de alagamentos.

Antes da edificação do parque, o local não possuía galeria para escoamento. Sendo assim, a obra acaba beneficiando toda a região, que costumava ser facilmente inundada.

É importante ressaltar que o DNIT, por meio da obra de duplicação da BR-470, também realizou melhorias na drenagem local, criando conexão com o Parque para dar a correta vazão.