O ex-senador Dalírio Beber (PSDB) foi o escolhido da federação PSDB-Cidadania para ser o indicado a vice de Espiridião Amin (PP), na candidatura ao governo de Santa Catarina. O político de Blumenau foi o mais votado (9 votos) numa disputa com o também ex-senador Leonel Pavan (2) e com o ex-prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (1).
Antes da decisão do indicado, a federação decidiu por unanimidade apoiar a candidatura de Amin. Apesar de ser um desejo do governador Carlos Moisés ter o apoio dos tucanos para a reeleição – o que chegou a ser negociado nos últimos meses – essa hipótese não foi nem colocada em discussão durante a convenção.
Vale destacar que em Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos) é apoiador ferrenho da reeleição de Moisés (Republicanos). Os partidos de ambos, aliás, fazem parte de uma coligação. Do outro lado, a vice Maria Regina Soar (PSDB) agora tem o principal líder dos tucanos em Blumenau como candidato. Ou seja, a Prefeitura de Blumenau tem dois nomes próximos que podem governar o estado a partir de 2023.
Também destaca-se que com a homologação de Dalírio na chapa com com Amin, Blumenau passa a ter três nomes na disputa ao governo de Santa Catarina. Os outros dois são candidatos a governador: Odair Tramontin (Novo) e Décio Lima (PT).
Em 2018 também eram três blumenauenses, mas dois como vices – Napoleão Bernardes (PSDB) e João Paulo Kleinubing (DEM) – e apenas Décio Lima (PT) como pretendente a governador. Na oportunidade, apenas JPK chegou ao segundo turno, ao lado de Gelson Merísio (na época PSD).