Décio Lima foi homologado como candidato ao governo de Santa Catarina pelo PT. A oficialização do ex-prefeito de Blumenau como nome da frente de esquerda ocorreu durante convenção do Partido dos Trabalhadores nesta segunda-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O evento também definiu o nome de Dário Berger ao Senado, representando a frente de esquerda, que une os partidos PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade – PDT, Psol e Rede podem não fazer mais parte do grupo, devido à decisão pelo nome de Dário.
Aliás, durante um dos discursos na Alesc, Décio comentou sobre os partidos que estavam participando das negociações e da frente de esquerda, mas que nas últimas semanas se afastaram e cogitaram candidaturas próprias ou apoio a outros candidatos. O ex-prefeito de Blumenau pediu para que tanto Psol e Rede, quanto o PDT, continuassem na frente. Destacou ainda que a vaga de vice ainda está aberta e será apenas definida até o dia 5 de agosto.
Além disso, não há como falar da convenção e não falar sobre o nome do ex-presidente Lula (PT). O nome de Luís Inácio, candidato à presidencia em 2022, foi o mais citado durante o encontro e por todos que discursaram. A ideia do partido e da frente é reforçar uma agenda ampla pela vitória de Lula nas urnas.
Décio foi o quinto candidato ao governo de SC homologado em convenções partidárias. Antes dele, já haviam sido oficializados os nomes de Odair Tramontin pelo Novo, Carlos Moisés pelo Republicanos, Esperidião Amin pelo PP e Gean Loureiro (União Brasil).