Décio Lima (PT), pode ser o novo presidente nacional do Sebrae. Ao menos esse é o desejo do presidente Lula (PT), que está costurando a possível indicação do ex-prefeito de Blumenau ao cargo.

Quem está a frente da articulação é o ex-presidente do Sebrae – entre 2003 e 2010 – Paulo Okamotto (PT), que é o atual presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA) e amigo pessoal de Lula.

A missão não é tão simples, afinal, o Sebrae é uma entidade privada e teve a atual diretoria reeleita no ano passado. Esse grupo é considerado “bolsonarista”, e por isso, o governo não acredita numa boa relação para colocar em prática alguns projetos e políticas. Por isso, o desejo de substituição.

Mas para existir uma nova eleição de diretoria, a atual precisa deixar o posto. Para isso existem algumas opções, como um pedido de renúncia, uma demissão por justa causa, ou destituição pelo conselho – a que está sendo articulada.

No dia 8 de março deverá ser realizada uma reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae. Neste momento, o PT atua na tentativa de convencer 11 dos 15 conselheiros a votarem pela destituição. Pois caso isso ocorra, uma nova eleição é marcada e Décio Lima pode ser o indicado do governo.

“O presidente Lula quer o Décio e o Barreto no Sebrae [ex-ministro Luiz Barreto]. Porque a gente acha correto ter um Sebrae mais alinhado e cooperativo com o governo. Haja vista que é uma entidade de capacitação e fomento para pequenos negócios e precisa ter um trânsito, um bom diálogo com o governo. Para dar de verdade potência às políticas planejadas para os pequenos negócios, é preciso ter esse alinhamento”, afirmou Okamoto em entrevista à coluna.

Ainda segundo Okamoto, além da confiança que Lula tem em Décio, o fator Santa Catarina também foi motivação para a escolha.

“O estado tem muitas pequenas empresas, em vários ramos, seja indústria, comércio e agricultura. Enfim, o catarinense é exemplo de empreendedorismo. Além disso, o atual presidente do conselho é catarinense [José Pedrozo], então seria importante ter alguém de Santa Catarina à frente do Sebrae”, afirmou.

Questionado pela coluna, Décio afirmou que ainda não foi convidado para o cargo e não quis comentar.


– Assista agora:
Heiko Grabolle fala sobre início na gastronomia e qual prato não come