Blumenau tem oficialmente quatro deputados estaduais. Os eleitos na eleição de 2022 tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 1, em solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Ivan Naatz (PL) é o único que já teve a experiência e irá permanecer no cargo por mais quatro anos. O deputado recebeu 45.304 votos em todo estado, sendo o 18º mais votado neste pleito e conquistou a reeleição.

A evolução é gigantesca se comparada ao resultado de 2018, quando ele havia recebido 14.985 votos. Cabe ainda destacar que só com os votos de Blumenau (20.786), Ivan superou o resultado da eleição passada.

Como meta para o novo mandato, Ivan destaca que o objetivo é continuar o trabalho que vem fazendo, mas com novas metas. A principal elencada é a cobrança referente aos convênios assinados pelo Governo do Estado com a Prefeitura de Blumenau.

Napoleão Bernardes

Outro que já teve experiência legislativa, mas apenas municipal, é Napoleão Bernardes (PSD). Com 36.923 votos em todo estado, ele retornará ao legislativo após 10 anos – em 2012 ele terminou o mandato de quatro anos na Câmara de Vereadores para se tornar prefeito em 2013.

Dos mais de 36 mil votos recebidos por Napoleão, 18 mil vieram de Blumenau. A outra metade foi principalmente de eleitores da região do Médio Vale do Itajaí. Mas ao todo, o ex-prefeito conquistou votos de mais de 250 cidades do estado.

As principais pautas adotadas por Napoleão Bernardes na Alesc, segundo ele, serão na defesa de recursos para Blumenau e região, além do desenvolvimento econômico do estado. Além disso, comenta que neste primeiro momento será necessário cobrar do novo governo estadual o cumprimento de convênios e acordos realizados pelo atual governador.

Marcos da Rosa

Após ser eleito três vezes vereador em Blumenau, Marcos da Rosa (União Brasil) também foi empossado e é oficialmente deputado estadual em Santa Catarina. Na eleição de 2022 ele recebeu 25.845 votos, sendo a maioria – 16.379 – de outras cidades do estado.

“Sou deputado de todo o estado, mas claro, tendo prioridade para Blumenau e região, de onde sou e sei as demandas. Tenho pautas regionais importantes, como um hospital regional para Blumenau, que precisa e muito, como uma atenção mais forte na questão das barragens, que precisam ser solucionadas, mas vejo pouca evolução. São desafios que serão compromissos”, afirmou à coluna logo após a eleição.

Egídio Ferrari

Único “estreante na política” dos quatro eleitos, o delegado Egídio Ferrari (PTB) também foi empossado deputado estadual nesta quarta. Em 2020 ele recebeu 34.912 votos, sendo o terceiro blumenauense mais votado no pleito – mas o que mais recebeu votos de Blumenau.

Como foco no mandato, Egídio aponta que buscará trabalhar pela segurança pública, principalmente com foco na estruturação. Líder do projeto “Cadeia para Maus Tratos” em Santa Catarina, ele também destaca a causa animal.

“As pessoas não têm ideia do que é uma delegacia caindo aos pedaços, da falta de efetivo, de situações como essas que vem se arrastando há anos. Eu vi isso pessoalmente, vivi isso. Quando delegado regional tentei mudar, mas faltou a representatividade política, que agora terá”, afirmou.


– Assista agora:
Prefeito de Blumenau explica porque é contra esmolas nos semáforos