O presidente da Câmara, Egídio Beckhauser (Republicanos) assumiu temporariamente na manhã desta sexta-feira, 18, o cargo de prefeito de Blumenau. Cobrindo o período de férias de Mário Hildebrandt (Podemos) e da vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB), ele deve permanecer no cargo até o dia 25 de março.
O “deve” refere-se a possibilidade de Egídio ter que se afastar do mandato de vereador, devido a decisão do TRE-SC em cassá-lo em processo envolvendo candidatas laranjas do Republicanos. Ele está no cargo atualmente por conta do recurso de embargos de declaração solicitados pela defesa na última segunda-feira, 14.
Como não existe um prazo para que esse recurso no TRE-SC seja julgado, não há como saber por quanto tempo ele permanecerá no cargo, pois a partir do momento que o efeito suspensivo for derrubado, a decisão de cassação passa a ser válida. Ou seja, pode ocorrer antes ou após o dia 25 de março.
Internamente a expectativa é que não aconteça tão breve, deixando mais “tranquilo” o periodo de Egídio como prefeito interino. Mas há o risco.
Vale lembrar que o advogado do vereador, Rodrigo Fernandes, já apontou que a defesa está elaborando também o recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá conter também um pedido de efeito suspensivo.
Todo esse embróglio de certa maneira acaba evitando a perfeição das vitórias políticas que vem conquistando o vereador Egídio Beckhauser. Na primeira vez como candidato foi eleito como o quarto mais votado em Blumenau. Logo na sequência, no primeiro dia de mandato se tornou presidente da Câmara.
Vive uma pré-candidatura a deputado estadual pelo mesmo partido do governador Carlos Moisés que irá buscar reeleição, e ao mesmo tempo assume a prefeitura da cidade por uma semana – tempo para se mostrar ainda mais ao eleitor.
Tantas situaçõs vitoriosas que o colocam na “melhor fase da carreira política”, mas que ao mesmo tempo, se torna conturbada, devido ao processo contra o Republicanos que define a cassação de mandato.
Foco no positivo
Ao assumir a prefeitura interinamente, mesmo passando por este momento delicado na carreira, Egídio fez questão de focar no lado positivo e destacar a importância do que está acontecendo. Ele parabenizou o trabalho de Mário e Maria a frente do município e a felicidade de ter a chance de ser prefeito por uma semana.
“Que essas pessoas, juntamente com amigos, familiares e eleitores sintam e compartilhem comigo dessa assinatura que fiz hoje. Estarão representados por mim os blumenauenses que aqui nasceram e aqueles que assim como eu adotaram essa terra como seu lar”, afirmou.
Egídio é o 15º presidente da Câmara em toda a história a assumir o posto de prefeito em exercício.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: