Em vídeo ao lado do senador Jorginho Mello (PL), grande aliado do governo Jair Bolsonaro (PL), o Ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que os cortes feitos no orçamento das obras federais para Santa Catarina – BR-470 e BR-163 – são “extremamente normais”. Ainda segundo o ministro, atualmente há dinheiro sobrando para as obras e por isso esses recursos devem ser deixados para 2022.
“É uma atividade extremamente normal para que a gente tenha uma otimização do orçamento que foi disponibilizado para o ano e para que não vire o ano com muita sobra de recurso. E aí nós vamos tocar a manutenção, inclusive de Santa Catarina. E ano que vem, assim que o orçamento estiver disponível, nós vamos recompor os recursos”.
O vídeo foi divulgado pelo senador nesta terça-feira, 7, um dia após a informação do corte de R$ 39,6 milhões no orçamento de 2021 para as obras em Santa Catarina. Desse valor, R$ 25 milhões foram retirados só da obra de duplicação da BR-470.
“Assim que cheguei em Brasília, ainda nessa segunda-feira, procurei o ministério e membros do governo para dar uma resposta para população de Santa Catarina que espera há anos pela conclusão destas obras. É justamente pelo meu apoio ao governo que eu, mais do que ninguém, posso cobrar com mais firmeza as questões que envolvem o meu estado”, afirmou Jorginho.
Nesta segunda-feira, 6, outro senador também se pronunciou sobre o caso. No Congresso Federal, durante a Comissão Mista de Orçamento, Esperidião Amim (PP) pediu a palavra e criticou os cortes, apontando que era “uma manobra sorrateira”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: