O deputado estadual Ivan Naatz (PL) apresentou nesta semana um projeto de lei para a escolha de um novo hino oficial para Santa Catarina. A proposta começou a tramitar agora na Alesc, mas já é um tema antigo do legislativo catarinense.
Entre 2010 e 2011, o ex-deputado Gilmar Knaesel (PSDB) chegou a propor uma discussão em relação à troca do hino catarinense. Naquela época, entretanto, a pauta não foi para frente.
Desta vez, Ivan explicou que pretende realizar uma audiência pública para discutir o tema com a sociedade catarinense e detalhar a proposta. A ideia é realizar um concurso, destacando que o novo hino tenha como temas a geográfia, as belezas naturais, o potencial histórico, econômico e cultural do estado.
“O fato é que pesquisas recentes têm apontado que a grande maioria dos catarinenses não se sentem representados pelo hino e consequentemente não tem a letra na memória, o que pode ser verificado nos diversos eventos públicos em que é obrigatória a sua execução”, afirmou Naatz, ao defender o projeto.
O hino do estado de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por lei estadual em 6 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz. Tem letra de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza.
– Assista agora:
Heiko Grabolle fala sobre início na gastronomia e qual prato não come