A saída de Jefferson Schmidt da Polícia Militar de Santa Catarina será no dia 31 de março. A informação foi confirmada pelo próprio comandante da 7ª região da PM-SC, em comunicado à imprensa na tarde desta quinta-feira, 10.
Schmidt está deixando a PM pois é pré-candidato a deputado estadual e a legislação eleitoral obriga que militares se exonerem de cargos para concorrer a eleição.
“Desejo alcançar outros campos da gestão pública no intuito de ser uma ferramenta de melhoramento do serviço público, aplicando minha experiência de mais de 30 anos como servidor concursado”, afirmou.
O comandante ainda não tem partido, já que só pode se filiar após sair da polícia. Porém, desde que expressou o desejo em disputar a eleição em 2022, diversos convites chegaram ao tenente coronel, afinal, o nome dele na política não é uma novidade.
Nas últimas eleições ele já foi cotado para compor possível chapa para disputar a prefeitura, o que não passou de burburinhos. Porém, efetivamente, ele participou de duas eleições por Balneário Camboriú, antes de chegar a Blumenau. Em 2012, ele foi candidato a vereador pelo PSD e em 2014 a deputado estadual pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) – atual Patriota.
Aliás, como já fez parte do partido e foi um dos “fundadores” dele em Santa Catarina, o Patriota é que está mais próximo de Schmidt neste momento. Porém, ele afirma que a definição efetiva deve ocorrer apenas em meados de agosto.