Líder de movimentos pró-bolsonaro em Blumenau, Cabo Venturelli deve assumir a presidência do PTB na cidade. O partido deve ser também o destino do deputado estadual Jessé Lopes – na próxima janela partidária – do qual Venturelli é assessor na Assembleia Legislativa (Alesc).
O partido, atualmente liderado em Santa Catarina pelo deputado estadual Kennedy Nunes, está se reformulando por todo estado e não é diferente em Blumenau. O atual presidente, Jairo Santos – que foi candidato a prefeitura em 2020 – deve permanecer na sigla, mas é Venturelli que ficou responsável pela renovação.
O desejo por Marcos da Rosa
Uma outra possibilidade e desejo do PTB é o vereador Marcos da Rosa (DEM), já convidado oficialmente por Kennedy Nunes. A intenção da liderança estadual é que o vereador blumenauense pudesse fazer parte dessa nova “roupagem” do partido e fosse o principal candidato à Alesc pela sigla na região.
Marcos ainda está avaliando o convite, devido a proximidade com os ideais bolsonaristas e relação abalada com o DEM. Entretanto, articulações para 2022 podem fazê-lo nem precisar sair do atual partido.
O vereador acredita numa possível candidatura para federal do deputado Ismael dos Santos (PSD), que divide com ele os votos da Igreja Assembleia de Deus. Se isso ocorrer, mesmo pelo DEM, Marcos pode herdar ainda mais votos dos evangélicos numa candidatura à Alesc. Estima-se que em SC, são cerca de 120 mil votos ligados à igreja.