Atualizado no dia 30/04 às 22h30: O novo decreto já foi publicado e trouxe a liberação de funcionamento de casas noturnas, porém, de forma menos flexível do que apontava a coluna. Clique aqui para ler as mudanças.

Um novo decreto que será publicado pelo governo do Estado nesta sexta-feira, 30, pode liberar a realização de shows e abertura de casas noturnas em Santa Catarina. As novas regras que vão começar a valer neste sábado, 1, e devem incluir maiores restrições para as regiões que estão no mapa de risco de cor vermelha, e vão diminuindo conforme a matriz de risco.

As definições surgiram após reuniões de representantes do setor com a secretária de Saúde do Estado, Carmem Zanotto, e com o superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário.

Segundo informações colhidas pela coluna, uma suposta promessa feita pelo governo estadual ao setor foi que o decreto e as novas portarias vão apresentar as seguintes regras:

Nas regiões com a matriz de risco Vermelha (gravíssima), as casas poderão ter até dois músicos no palco, além de limite de horário até às 23h e com proibição de dança. O público deve ser de no máximo 100 pessoas.

Na cor Laranja (grave), o limite de público será de 150 pessoas, dois músicos no palco e horário até à meia-noite, ainda com proibição de dança.

Na cor Amarela, devem ser liberadas as danças, o público deve ser de até 40% das casas, além de horário até às 2h. Na cor azul, os eventos deverão ser todos liberados.

A questão do limite de público ainda poderá ter uma alteração, pois o pedido feito pelos representantes do setor foi de que a capacidade fosse definida através de porcentagem de cada estabelecimento.

Além das casas noturnas, os eventos sociais – aniversários, casamentos, formaturas e afins – também deverão ser todos liberados.

Nesta quinta-feira, 29, a coluna havia publicado que o novo decreto iria liberar apenas os eventos sociais. Porém, após novas discussões e luta dos responsáveis pelo setor de eventos junto ao governo do Estado, houve a inclusão também das casas noturnas.

Todas os estabelecimentos que realizarem os eventos terão que cumprir as normas de prevenção a Covid-19, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre mesas e uso de máscaras.

Mesmo assim, o decreto ainda pode passar por alterações até a publicação, que deve acontecer após às 19h desta sexta-feira.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Deixe uma resposta