O Podemos está estudando uma inversão de candidaturas à proporcional em Blumenau, em 2022. O até então único pré-candidato a deputado estadual, André Espezim, deve migrar a campanha para buscar uma vaga no Congresso Federal, enquanto os nomes cotados para federal iriam para estadual – o ex-vereador Zeca Bombeiro, a vereadora Giseli Chirolli e Lucelma Baldi, que atua na Assistência Social do município.

O ex-deputado Jean Kuhlmann, que também é pré-candidato, parece ter recuado de uma possível candidatura neste ano.

A estratégia do partido é saber jogar com o movimento que está ocorrendo na cidade em relação as possíveis candidaturas. Atualmente, são diversos os nomes de pré-candidatos à Alesc – veja aqui todos – e bem pequeno o número dos que devem ir à federal.

Além disso, dos nomes que aparentemente possuem mais chances de uma eleição ao congresso federal – Ana Paula Lima (PT), Ricardo Alba (União Brasil) e Ismael dos Santos (PSD) – nenhum tem ligação forte com a Prefeitura de Blumenau. Enquanto à Alesc, são vários.

Diante disso, o pensamento do Podemos é colocar um nome com real chance de eleição a federal e tentar aumentar a representatividade da cidade e da prefeitura em Brasília. E dentro do partido, ninguém melhor que André Espezim, a maior aposta de Mário Hildebrandt em 2022.

O martelo em relação a inversão ainda não foi batido. Apesar dos indícios serem grandes, o partido deve definir realmente a mudança até o fim da semana que vem.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube