Será realizada neste sábado, 21, na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), em Florianópolis, o lançamento do “Movimento Juntos Pelo Brasil e Santa Catarina”. No evento organizado pelo PT, o partido irá reafirmar a pré-candidatura de Décio Lima ao governo de SC e dos nomes que irão disputar vagas na Alesc e Congresso Nacional.

No PT o nome de Décio já tem o martelo batido, inclusive entre lideranças e movimentos sindicais e sociais de SC. Porém, dentro do grupo de partidos de esquerda (PT, PSB, PDT, PCdoB, PV, PSOL, Rede, Solidariedade) que está sendo montado no estado, ainda existem algumas negociações. Recém chegados, Gelson Merísio (Solidariedade) e o Senador Dário Berger (PSB) também são cotados.

Mesmo assim, o ex-prefeito de Blumenau corre na frente. Os outros pré-candidatos possuem certa rejeição dentro de alguns grupos. Há poucas semanas, inclusive, uma ala do Psol cogitou desfazer a união para lançar uma candidatura própria, devido a aproximação de nomes que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff ou a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, o entendimento do grupo é que o principal trunfo da eleição deste ano seja Lula (PT). E Décio Lima é com toda certeza quem mais tem proximidade com o ex-presidente petista – não só político, como pessoal.

“Temos que definir por um nome que seja consenso e evitar de todas as formas fracionar essa união forte que estamos formando”, explica Décio.

A expectativa é que a definição sobre as candidaturas à majoritária da frente de esquerda catarinense ocorra no dia 31 deste mês, após reunião das lideranças.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube