Nesta quarta-feira, 1, serão realizadas as posses dos deputados estaduais eleitos em 2022 e também a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Por isso, antes mesmo de serem empossados, as negociações partidárias já se movimentam nos bastidores com as definições de chapas e cargos.

A grande expectativa é que Mauro de Nadal (MDB) seja o presidente, já que teve êxito na construção de sua candidatura e em tese garantiu os votos necessários para tal. O que ainda está em discussão e vem causando alvoroço entre os partidos é a cadeira da segunda vice-presidência. Isso porque parte do PL quer a indicação de Ana Paula Campagnolo (PL) – nome bastante contestado por muitos deputados e partidos.

Mas fora dessa discussão maior envolvendo o nome de Campagnolo estão dois deputados de Blumenau: Egídio Ferrari (PTB) e Marcos da Rosa (União Brasil), que englobaram um grupo entre os partidos PTB, União e PSD e receberam “o direito” a duas vagas. Por isso, ambos devem ficar com 2ª e 3ª secretaria.

Resumidamente, a chapa que deve vencer a eleição deve ter De Nadal de presidente, Rodrigo Minotto (PDT) como primeiro vice e um nome do PL para segundo vice. Além disso, Paulinha (Podemos) como primeira secretária, Egídio e Marcos como segundo e terceiro secretários e Padre Pedro Baldissera (PT) como quarto secretário.

Outro nome de Blumenau em destaque no próximo mandato na Alesc é o de Ivan Naatz (PL) que será o líder do governo de Jorginho Mello (PL).


– Assista agora:
Prefeito de Blumenau explica porque é contra esmolas nos semáforos