Polícia Civil apreende cachorros em canil no centro de Blumenau
O local está sendo investigado por criação e venda clandestina de animais
A Polícia Civil resgatou cinco cachorros em situação de maus tratos no centro de Blumenau nesta sexta-feira, 15. Os animais estavam vivendo em uma cobertura de um prédio na rua 7 de Setembro, próximo ao cruzamento com a rua Paraíba.
Segundo investigações da Polícia Civil, o responsável pelo local já administrou um canil clandestino no passado neste mesmo local. Ele vendia os machos por R$ 500 e as fêmeas por R$ 2000. Entretanto, ainda não se sabe ao certo se estes animais estavam à venda. Independentemente das investigações, o suspeito vai responder ao crime de maus tratos.
A policial Anne Mesquita explica que, além de o lugar não atender às exigências para funcionar como um canil ou gatil, os animais estavam em condições desumanas. Os pelos não eram tosados ou escovados há muito tempo, o que fez com que eles ficassem cheios de nós e machucassem a pele dos animais.
“Quem compra animais financia indiretamente estes casos. Especialmente quem busca o preço mais barato. A mãe dos filhotes muitas vezes vive em condições cruéis. Ela é quem paga o preço alto pela economia que você está procurando”, explica Anne.
Os animais resgatados foram levados a um pet shop, que se propôs a tosá-los gratuitamente. Após os cuidados necessários, os animais serão levados para uma triagem para encontrarem lares temporários, onde devem ficar até o fim do processo.
Anne Mesquita, que esteve envolvida em diversos casos de maus tratos animais, reforça a importância de adotar os animais ao invés de comprá-los.
“Por mais que existam canis legalizados, a compra sempre vai reforçar os clandestinos e facilitar o serviço deles, mantendo animais em situações cruéis”, defende.