Pomerode recebe projeto que analisa estado de conservação de edificações enxaimel
Objetivo é identificar as necessidades de restauração dos bens culturais
Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode abriga o maior conjunto de edificações enxaimel fora da Europa. A preservação desse acervo arquitetônico será contemplada pelo Projeto Requalificação do Patrimônio Cultural da Imigração.
Fruto de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a prefeitura da cidade e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), o projeto busca fazer o levantamento do estado de conservação dos imóveis acautelados da cidade, a fim de identificar as necessidades de restauração dos bens culturais.
Pomerode possui 11 imóveis tombados pelo Iphan, além do Conjunto Rural de Testo Alto, e outras 221 edificações protegidas a nível municipal e estadual.
A manutenção desse grande acervo será desenvolvida em quatro etapas pelo projeto: o cadastramento fotográfico dos imóveis e o levantamento das atividades tradicionais da cidade (culinária, artesanato, celebrações, etc.); o diagnóstico do estado de conservação dos bens e a identificação da necessidade da execução de obras de restauração; a elaboração do orçamento dos restauros necessários; e, por fim, a criação de mapas temáticos, que elencará prioridades e estabelecerá as estratégias de ações para preservação.
O desenvolvimento dessas etapas terá o auxílio de alunos da Furb, que, supervisionados por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e técnicos do Iphan, irão elaborar os projetos de restauro e o levantamento das atividades tradicionais da região. Com a conclusão do projeto, será possível uma melhor exploração do conjunto preservado, tanto em relação ao fortalecimento da cultura, quanto ao desenvolvimento da prática do turismo no município.
Mais notícias de Blumenau e região
PM prende bandido após assalto a clientes de casa noturna, em Blumenau
Justiça de Blumenau marca data de novo leilão da Sulfabril
Câmara de Vereadores de Blumenau aprova férias coletivas dos servidores municipais