Por unanimidade, sócios do BEC aprovam criação da SAF; entenda o que muda no clube

Segundo o presidente do Blumenau, a principal questão para o clube virar SAF foi para o pagamento das dívidas, que estão em torno de R$ 500 mil e 600 mil

Em Assembleia Geral Extraordinária, os sócios fundadores, sócios patrimoniais e diretores do Blumenau Esporte Clube (BEC), aprovaram por unanimidade a criação da Sociedade Anônima de Futebol, a SAF.

O encontro aconteceu na noite desta terça-feira, 11, no restaurante Toca da Pedra, localizado na rua Amazonas, bairro Garcia. Nas redes sociais, o clube comentou ser um “dia histórico para o Blumenau Esporte Clube”.

BEC/Divulgação

A reportagem de O Município Blumenau conversou com o presidente da equipe, Carlos Roberto de Oliveira, o Caio, que comentou que quem está conversando para assumir a SAF “é um pessoal que hoje já ‘toca’ o clube”. Os nomes dos investidores não foram divulgados.

Segundo Caio, a principal questão para o clube virar SAF foi para o pagamento das dívidas, que estão em torno de R$ 500 mil e 600 mil. “Esse pessoal vai assumir as dívidas e vai estar fazendo um trabalho de investimento na categoria de base. Esse é um processo dentro de um processo que a gente já vem fazendo.”, ressalta.

Por conta de algumas burocracias, como pagamento de taxas para as federações e criação do CNPJ da SAF, o presidente comenta que o processo de migração para sociedade deva levar pelos menos dois meses.

“Que a gente possa estar almejando e botando o Blumenau no seu devido lugar, que é no mínimo hoje em uma primeira divisão do campeonato estadual e tentar buscar uma vaga em algum campeonato nacional”, finaliza Caio.

O que é SAF?

Em 2021, foi sancionada a Lei 14.193, que institui a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), ao estimular que clubes de futebol migrem de associação civil para empresas.

Atualmente, clubes como Botafogo, Cruzeiro, Vasco da Gama e Bahia são SAFs. Em Santa Catarina, o Hercílio Luz, time que chegou na final do Campeonato Catarinense, também migrou para a SAF.

Os clubes podem ser fundados como SAF, podem ser convertidos da associação civil para tal ou ou podem fazer a cisão de seu departamento de futebol, transferido todos os ativos relacionados ao futebol para a empresa. Quando a SAF é aprovada, é possível vender parte majoritária, minoritária ou todo o capital para o novo dono.

Vale ressaltar que a lei proíbe o controle cruzado de mais de um clube por uma mesma empresa. Isso significa que não é permitido ao acionista ter participação direta ou indireta em outra SAF, nem a integrantes dos conselhos administrativo e fiscal que integrem outras sociedades de futebol, federações ou confederação, atleta profissional, treinador ou árbitro.

Para saber mais clique aqui e conheça a lei.

Série C do Campeonato Catarinense

De acordo com o presidente do BEC, a montagem do elenco e da comissão técnica para a disputa da Série C do Campeonato Catarinense deve começar em no máximo duas semanas.

A competição tem o início marcado para setembro e contará com oito clubes. São eles: Blumenau, Fluminense, Imbituba, Jaraguá, Pedra Branca, Porto, Próspera e Atlético Tubarão.

A Série C será disputada em apenas um turno, com os oito clubes jogando entre si. Os quatro primeiros avançam para a semifinal, com partidas de ida e volta. A decisão também será realizada em dois jogos. Os dois finalistas sobem para a Série B em 2024. Segundo a FCF, a final está marcada para ocorrer em novembro.

O BEC foi campeão duas vezes da Série C, em 2017 e 2021. No último ano, a equipe foi rebaixada na Série B ficando na penúltima colocação, com 8 pontos. Os jogos do clube acontecem no Estádio Ervin Blaese, em Indaial.


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo