Prazo para renovar CNH volta a ser de 30 dias

Regra vale para portadores de carteira de habilitação vencida desde 1º de janeiro

Desde segunda-feira, 2, o prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias. A regra vale para condutores com documentação vencida a partir de 1º de janeiro.

Por causa da pandemia, em março de 2020 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu ampliar o prazo para renovação da CNH. O objetivo era aglomeração de pessoas nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.

Desta forma, quem teve a habilitação vencida entre março de 2020 e dezembro de 2022 conseguiu um tempo extra para renovar o documento, de acordo com um calendário elaborado pelo Contran para cada estado da federação.

Pelas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com a carteira vencida é infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na habilitação.

Validades

A CNH tem validade de dez anos para condutores com menos de 50 anos. A validade do documento para quem tem de 50 a 69 anos é de cinco anos. Já os motoristas com idade acima de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, apenas os estados de Mato Grosso, Alagoas e São Paulo ainda estão com prazos prorrogados para 31 de janeiro, 30 de abril e 31 de agosto de 2023, respectivamente.

Leia também:
1. Comandante da PM de Gaspar que morreu em acidente na BR-101 já trabalhou em Blumenau

2. Blumenauense Ana Moser assume oficialmente ministério no governo Lula: “fazer uma revolução no esporte”
3. Trabalhador sofre descarga elétrica e morre em Blumenau
4. Após Moisés rejeitar emenda para compra do Sesi, Ivan Naatz diz que tentará derrubar veto
5. Piloto é encontrado com traumatismo craniano após avião colidir contra árvores em SC

– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo