+

Prefeito de Blumenau define data que pretende reabrir ligação Velha-Garcia

Projeto está em andamento e já possui recursos reservados

Início de junho. Essa é a data que o prefeito Mário Hildebrandt quer reabrir a ligação Velha-Garcia, planejada desde o fim do ano passado. Segundo ele, o projeto já está em andamento e, atualmente, o que faltam são situações pontuais devido a alterações num ribeirão que foi desviado nas chuvas de 2008.

“Nós estamos avaliando se vamos devolver ao ribeirão o leito normal ou criar novas travessias. Essa é a maior dificuldade, mas todas as avaliações técnicas estão sendo feitas”, apontou Hildebrandt.

A reabertura será da ligação pela rua Willi Henkels, fazendo ligação entre as ruas Antônio Zendron, no Garcia e Bruno Rudiger, na Velha. Esse trecho era utilizado antes da tragédia de 2008, que registrou deslizamentos, ocasionando no fechamento do trajeto.

A revitalização terá a inserção de macadame, guard rail e alargamento em algumas curvas e pontos – por conta do encontro de veículos – e sinalização necessária.

A obra será bancada por recursos próprios do município, mas o valor do investimento ainda está em levantamento. Segundo o prefeito, já estão garantidos cerca de R$ 1 milhão, que sobraram de obras a serem feitas no Garcia no ano passado. Além disso, o objetivo é conseguir mais recursos para garantir a revitalização.

Ainda segundo Hildebrandt, esse é o trecho mais simples e rápido para conseguir fazer a ligação Velha-Garcia. Outra possibilidade, até com estudo realizado, custaria aos cofres públicos cerca de R$ 300 milhões, o que é inviável.

“Talvez porque nunca ninguém botou o projeto no papel a reabertura não existiu. Mas nós estamos fazendo agora”, concluiu o prefeito.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo