Prefeitura abre abrigos e orienta moradores de Blumenau sobre possibilidade de enchente
Previsão é que rio chegue a 7,5 metros por volta as 22h e passe a descer, mas instabilidade pode aumentar o nível
Até as 22h desta quinta-feira, 21, o rio Itajaí-Açu deve chegar a 7 metros em Blumenau. Está foi a previsão repassada pela Prefeitura de Blumenau em coletiva ao vivo durante a tarde. Desde domingo, dia 17, 154,8 milímetros de chuva foram acumulados na cidade.
Apesar de o nível não representar uma enchente na cidade, a orientação da Defesa Civil é de que as casas onde a água começa a chegar a partir dos 8 metros já estejam preparadas para uma mudança no tempo.
Deste o dia 1º de janeiro, foram 267,8 mm, 45% acima da média prevista para o mês inteiro. Até as 17h o nível do rio Itajaí-Açu era de 6,64 metros, já no estado de alerta desde o meio dia desta quinta-feira.
Apesar de nenhum morador estar desabrigado até o momento, a prefeitura já abriu dois abrigos. Um localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Companhia), no bairro Velha, e outro na E.E.B Santos Dumont, no bairro Garcia.
A Defesa Civil da cidade também estuda a possibilidade de decretar situação de emergência. Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) do Plano de Contingência contra Inundações está marcada para este fim de tarde.
“Nossa maior preocupação é com os deslizamentos. O solo já estava bastante saturado por conta das chuvas de verão e desde domingo isso só se intensificou. Desde então estamos de plantão para acompanhar, avaliar e atender todas as ocorrências”, explica o secretário de Defesa Civil Coronel Menestrina.
Até manhã desta quinta-feira, a Defesa Civil de Blumenau já havia registrado 59 ocorrências em decorrência das chuvas. Destas, 44 são deslizamentos, sete são quedas de árvores e os demais são pequenos atendimentos. Cerca de 39 atendimentos feitos são considerados de média gravidade.
O rio mais afetado pelas chuvas foi o Benedito, que passa por municípios como Benedito Novo e Timbó, que já foram afetados por alagamentos e enchente. Como ele é um dos afluentes do rio Itajaí-Açu, a água acaba chegando a Blumenau. Felizmente, o tempo no Alto Vale é estável e não influencia no aumento do rio.
Para acionar a Defesa Civil é só ligar para o número 199.
Previsão para os próximos dias
A diretora de meteorologia do AlertaBlu Tatiane Martins explicou que as chuvas intensas que começaram na noite de quarta-feira são decorrentes de um sistema de baixa pressão que está localizado na região sul do Brasil e no leste do Paraguai. No domingo, a instabilidade era causada por uma frente fria.
Para os próximos dias, a previsão é de que o sistema de baixa pressão continue e mantenha a chuva persistente. A intensidade deve variar entre fraca e moderada até sábado, quando há possibilidade de mais sol. Já no domingo e na segunda-feira pancadas de chuva são esperadas.
Atualização 19h20: Durante a transmissão ao vivo, a prefeitura havia previsto que o rio chegaria a 7,5 metros por volta das 22h. Porém, após uma nova avaliação e com a redução das chuvas, o número desceu para 7 metros. O texto acima já está atualizado.