Prefeitura apresenta novo mapeamento das áreas de risco em Blumenau
Julho Laranja trabalha na prevenção de enchentes, enxurradas e deslizamentos
Buscando conscientizar a população sobre os riscos de enchentes, enxurradas e deslizamentos na cidade, além de prevenir tais desastres, a prefeitura de Blumenau iniciou nesta segunda-feira, 1º, a programação do Julho Laranja.
As atividades, organizadas em conjunto com a secretaria de Defesa do Cidadão, unem toda a experiência da Defesa Civil e da prefeitura após diversos anos sofrendo com desastres naturais e desenvolvendo ações para prevenção.
Após a solenidade de abertura da programação na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura, uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) apresentou o novo mapeamento das áreas com potenciais de risco.
O documento facilita para a população consultar quais são as áreas mais seguras da cidade. Assim, quem estiver interessado em se mudar ou comprar um novo terreno não precisa consultar a diretora de geologia da cidade.
“Nosso objetivo principal é garantir a segurança da cidade, mas também queremos facilitar a vida das pessoas que querem fazer investimentos para saber se não existe risco”, explica o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina.
A Defesa Civil também irá organizar uma equipe multidisciplinar para visitar as áreas de alto e de muito alto risco para estudar possíveis medidas que podem ser tomadas para reduzir as chances de desastres naturais.
Programação
Uma das atividades programadas para esta semana é a pintura da ponte Comendador Souza e Silva, que fica no Centro Histórico da cidade. Um grupo de voluntários irá pintar a estrutura que liga o início da rua XV de Novembro à avenida Beira Rio de laranja. Os trabalhos acontecerão quando a chuva der uma trégua na cidade.
Outra atividade importante e pioneira na região será a aplicação de um plano de evacuação nas escolas da rede municipal de ensino. Os treinamentos serão na próxima quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, a partir das 10h.
Além disso, no sábado, dia 6, a partir das 8h, um Simulado de Preparação para Desastre será feito na Nova Rússia. A ação vai reproduzir situação de deslizamento e mobilizará diversos equipamentos de segurança. O ponto de encontro será no EEF José Vieira Corte, na rua Udo Schadrack, 41, no bairro Progresso.