Levantamento aponta que mais de 60% dos empregos perdidos durante a pandemia já foram retomados em Blumenau

Resultados foram apresentados pelas secretarias municipais de Blumenau

O fechamento do comércio durante a pandemia de Covid-19 gerou uma alta na taxa de desemprego em Blumenau. Porém, um levantamento feito por secretarias do município apontam que 67% dos empregos já foram retomados em dezembro. O balanço foi feito pelas secretarias de Gestão Governamental (Segg), Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Ainda segundo os dados, a cidade ainda possui um saldo de 1.596 vagas abertas a mais que em janeiro deste ano. Os valores de arrecadação de ISS também vêm crescendo desde agosto, inclusive superando em o mês de dezembro de 2019 em 15%.

De acordo com a equipe do plano de retomada, cerca de 80% já foi executado. Para eles, uma das principais ações foi o Programa Municipal Juro Zero que permitiu a concessão de créditos para empreendedores de pequeno porte na cidade, com juros subsidiados pelo município. A valor auxiliou financeiramente 313 negócios em Blumenau, com um valor total de R$ 2 milhões.

Plano de retomada econômica

Além da recuperação dos empregos, outros planos estão sendo executados pelas secretarias municipais em parceria com entidades privadas para uma conclusão final do Plano de Retomada Econômica de Blumenau.

O Programa de Concessões já licitou duas das 19 licitações anunciadas em julho de 2019, sendo eles o Museu da Cerveja e Frohsinn. A praça Dr. Blumenau teve dois interessados na licitação iniciada na sexta-feira, 4. As expectativas são de lançar mais duas licitações em breve: a do Mercado Público, ainda sem data e Praça Victor Konder, no dia 21 de dezembro.

A Prefeitura também avançou no projeto Governo Sem Papel, que está sendo implementado pela Segg. Atualmente, são mais de 90 processos já digitalizados, entre trâmites internos e serviços ao público, a digitalização possibilitou uma economia com mais de 60 mil páginas que deixarão de ser impressas esse ano.

Ação também gerou prazos reduzidos em casos de conclusão de processo, como na emissão de Alvará de Terraplanagem, que levava em torno de um ano para ser liberada, agora retirada em uma média de 20 dias.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo