X
X

Buscar

Prefeitura de Blumenau decreta emergência após enxurrada de sábado

Documento dá maior agilidade ao município para iniciar o reparo aos danos

A Prefeitura de Blumenau vai decretar emergência depois da enxurrada do último sábado, dia 31, que causou a morte de duas pessoas e alagamentos em vários pontos da cidade. De acordo com o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Quadros, o documento será assinado às 15h30 desta segunda-feira, dia 2, no gabinete do prefeito.

Segundo Rodrigo Quadros, o documento permite ao município apurar os danos e buscar verbas estaduais e federais para as devidas manutenções. Além disso, o decreto dá maior agilidade para contratar empresas e iniciar reformas emergenciais.

Enxurrada

Em três horas, no último sábado, dia 31, 101 milímetros de chuva caíram sob Blumenau. O bairro Itoupavazinha foi o mais atingido. A média histórica para todo o mês de março na cidade é de 147 milímetros.

Um casal perdeu vida após seu carro, um Renault Sandero, ter sido levado pela correnteza de um ribeirão, também no bairro Itoupavazinha. Além disso, diversas famílias perderam todos os seus pertences. Deslizamentos, como o da rua Christiano Karsten, também aconteceram. A água atingiu salas da Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, e creches dos bairros Badenfurt e Itoupavazinha.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Defesa do Cidadão, foram registradas 241 ocorrências durante as chuvas do final de semana, sendo 187 na Região Norte de Blumenau e 54 na Região Sul. Desse total, 160 chamados foram para deslizamentos, 64 para alagamentos, 11 avaliações de risco e dois óbitos.

Famílias atingidas por enxurrada na Itoupavazinha precisam de ajuda