Prefeitura de Blumenau diz que invasão de site não atingiu banco de dados

Hacker não teve acesso a dados importantes do sistema, como cadastros dos contribuintes do IPTU

Prefeitura de Blumenau diz que invasão de site não atingiu banco de dados

Hacker não teve acesso a dados importantes do sistema, como cadastros dos contribuintes do IPTU

Bianca Bertoli

A invasão no site da prefeitura na madrugada desta quarta-feira, 2, não atingiu dados importantes do sistema, como cadastros dos contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O secretário de gestão governamental, Paulo Costa, explica que o hacker entrou no servidor da página do município, mas não teve acesso a dados pessoais, que ficam em um sistema isolado.

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, um boletim de ocorrência está sendo registrado na Polícia Civil para que as investigações possam ocorrer.

“Nós estamos avaliando também a possibilidade de envolver a Polícia Federal porque esse tipo de crime é um crime federal. Eles [PF] já têm tecnologia e inteligência para rastrear e identificar a origem do ataque”, completou o secretário.

Hildebrandt acredita que o autor é alguém da região e que a mensagem pode ter sido direcionada a ele:

“Pelo que eu li é alguém de Blumenau ou muito próximo daqui. Dá para perceber que a pessoa é da região pelo próprio texto”, afirma.

Um trecho da mensagem que ficou disponível no site dizia que “o mau político carrega consigo uma aparência de humildade fingida, e na prática abusiva de uma linguagem serena, assume a liderança de mais um hipócrita sonhador”. O prefeito é conhecido por ter um postura calma.

No perfil do Twitter, o invasor se apresenta como “um estudante da área de segurança da informação e programação”, em Bauru/São Paulo. Há imagens de diversos sites de prefeituras que também já foram hackeados por ele, com a mesma mensagem que apareceu na página blumenauense.

Essa não é a primeira vez que o site é invadido. Há cerca de um ano o portal foi hackeado. De acordo com Costa, as tentativas são frequentes e algumas vezes os dispositivos de segurança não conseguem inibir a ação.

O objetivo do governo municipal é colocar o site no ar ainda nesta quarta-feira, 2.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio