Prefeitura de Blumenau pede à Câmara informações sobre denúncia de propina

Aílton de Souza disse na tribuna que fará uma investigação contra profissionais que cobrariam propina para evitar embargo de obras na cidade

A prefeitura de Blumenau, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), protocolou nesta quarta-feira, 24, um pedido de informações ao vereador Ailton de Souza, que denunciou suposta irregularidade praticada por fiscais em sessão da Câmara nesta terça-feira, dia 23. Uma cópia também foi endereçada ao presidente do Legislativo, Marcos da Rosa, e ao líder do governo, Alexandre Matias.

O objetivo da Administração é apurar em qual repartição/setor administrativo estes fiscais atuam, para investigar a autoria e materialidade dos fatos denunciados, tendo em vista que o vereador não deu detalhes no momento da denúncia.

O protocolo formalizado pede o breve encaminhamento de documentos e/ou gravações em relação a essas denúncias verbalizadas por Ailton, para que seja possível identificar os órgãos competentes do município, e assim impedir que a população tenha desconfianças sobre a atuação da prefeitura.

Entenda o caso

O vereador Aílton de Souza, do PR, afirmou na tribuna da Câmara de Vereadores de Blumenau que vai abrir uma investigação contra um grupo de fiscais que cobraria propina para evitar o embargo de obras na cidade. Em 2017 ele recebeu sete denúncias da comunidade e neste ano outras duas.

Aílton afirma que em alguns casos os fiscais trabalhariam em parcerias com engenheiros. Em entrevista à Rádio Nereu Ramos nesta terça-feira, 23, ele citou um exemplo:

“Na Itoupava Central, um morador corria o risco de ter uma obra embargada por ser próxima ao ribeirão. O fiscal que passou por lá indicou uma engenheira que teria solicitado um determinado valor para garantir a continuidade da obra sem ter mais a interferência da fiscalização.”

O vereador também teria recebido informações de que um grupo de fiscais tem até uma tabela de cobrança de propina por notificações e um caixinha para rateio entre eles.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo