Prefeitura de Blumenau rescinde contrato para alteração de ponte histórica do Badenfurt
Após rescisão, inquérito do Ministério Público que investigava edital foi arquivado
A Prefeitura de Blumenau rescindiu o contrato com uma empresa que havia sido contratada para elaborar o projeto de alteração de uma ponte histórica localizada na rua Arnold Hemmer, no Badenfurt. Por conta disso, o Ministério Público de Santa Catarina arquivou no mês passado o inquérito civil que estava investigando o caso, por entender que não existe mais possibilidade de prejuízo ao erário.
O objetivo da Secretaria de Obras de Blumenau, ainda em 2018, era substituir a ponte de madeira por uma mais moderna, a transformando em dois sentidos e com espaço para pedestres e ciclistas. Como o entendimento já era de que não poderiam demolir a estrutura atual, a proposta da prefeitura era colocar a ponte em outro lugar e por isso uma empresa foi contratada pela elaborar este projeto.
Entretanto, o andamento dos planos esbarrou no inquérito aberto pelo promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, que entendia que a prefeitura estava desacatando uma decisão emitida pela Justiça, que proibia a alteração da ponte Emma Hemmer, por ela ser considerada histórica, mesmo que não tombada.
O inquérito continuou correndo até que em fevereiro deste ano, o município decidiu rescindir o contrato e dar um fim, pelo menos até o momento, no assunto. De acordo com a Secretaria de Obras, por mais que a vontade seja realizar melhorias na estrutura, eles esbarram na determinação judicial. Por conta disso, não há previsão de um novo investimento no local.