Prefeitura de Blumenau rescinde contrato para alteração de ponte histórica do Badenfurt

Após rescisão, inquérito do Ministério Público que investigava edital foi arquivado

A Prefeitura de Blumenau rescindiu o contrato com uma empresa que havia sido contratada para elaborar o projeto de alteração de uma ponte histórica localizada na rua Arnold Hemmer, no Badenfurt. Por conta disso, o Ministério Público de Santa Catarina arquivou no mês passado o inquérito civil que estava investigando o caso, por entender que não existe mais possibilidade de prejuízo ao erário.

O objetivo da Secretaria de Obras de Blumenau, ainda em 2018, era substituir a ponte de madeira por uma mais moderna, a transformando em dois sentidos e com espaço para pedestres e ciclistas. Como o entendimento já era de que não poderiam demolir a estrutura atual, a proposta da prefeitura era colocar a ponte em outro lugar e por isso uma empresa foi contratada pela elaborar este projeto.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

Entretanto, o andamento dos planos esbarrou no inquérito aberto pelo promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz, que entendia que a prefeitura estava desacatando uma decisão emitida pela Justiça, que proibia a alteração da ponte Emma Hemmer, por ela ser considerada histórica, mesmo que não tombada.

O inquérito continuou correndo até que em fevereiro deste ano, o município decidiu rescindir o contrato e dar um fim, pelo menos até o momento, no assunto. De acordo com a Secretaria de Obras, por mais que a vontade seja realizar melhorias na estrutura, eles esbarram na determinação judicial. Por conta disso, não há previsão de um novo investimento no local.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo