Prefeitura de Indaial compra medicamentos de responsabilidade do estado para suprir atrasos

Objetivo da Secretaria de Saúde é impedir que os pacientes precisem interromper tratamentos

A Prefeitura de Indaial precisou adquirir medicamentos que são de responsabilidade do Governo do Estado para suprir a falta deles na Farmácia Municipal. De acordo com a Secretaria de Saúde, a entrega de alguns medicamentos distribuídos gratuitamente à comunidade está atrasada.

Com a redução do estoque, o município está preocupado com a falta dos remédios que pode interromper o tratamento de pacientes. Entre os medicamentos ausentes estão o Ibuprofeno 600 mg, Sinvastatina 20 mg, Omeprazol 200 mg, Metoclopramida 10 mg, Clopidogrel 75 mg e Atenolol 100 mg.

“Não é de nossa responsabilidade essa aquisição. Porém, não podemos deixar a comunidade sem. Temos esse compromisso com a saúde de Indaial e faremos o que estiver ao nosso alcance”, afirmou o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

Atualmente Indaial integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi). Esses medicamentos, de responsabilidade do governo do estado, são adquiridos através do Consórcio e depois encaminhados para cada município.

De acordo com o Cisamvi, o atraso está relacionado com as empresas que produzem e entregam os medicamentos. Elas alegam problemas de produção, mão de obra reduzida nas distribuidoras e nas empresas de logística e entrega, dificuldade para receber matéria-prima, demora na liberação dos insumos importados e variação dos preços no mercado internacional e nacional.

“Pedimos à comunidade um pouco de paciência, pois já estamos realizando a compra desses medicamentos. Em breve estarão novamente nas farmácias do SUS”, enfatizou Paulo.

Prefeitura de Blumenau/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo