Prefeitura questiona agência sobre impacto da redução do diesel na tarifa da BluMob
Objetivo é verificar se o preço da passagem de ônibus da cidade poderia ser reduzido
A prefeitura de Blumenau vai solicitar à Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir) que avalie o impacto da redução do diesel nas tarifas de ônibus de Blumenau.
Em reunião na tarde desta terça-feira, dia 5, o prefeito Mário Hildebrandt determinou ao presidente do Seterb, Marcelo Althoff, que encaminhe ofício à agência. A greve dos caminhoneiros fez com que o governo federal reduzisse em R$ 0,46 o litro do diesel.
“A Agir é responsável pela análise e pela determinação do valor da tarifa de ônibus e do cumprimento do contrato com a BluMob. O objetivo é verificar se há a possibilidade e é legalmente possível trazer essa diferença para a passagem”, disse o prefeito.
No ano passado, quando o preço do combustível subiu devido a alterações em impostos federais, a BluMob fez um pedido semelhante à Agir. À época, a elevação no preço do diesel foi de R$ 0,21.
Porém, a agência reguladora entendeu que o impacto era reduzido e o valor da passagem não aumentou. Somente no fim do ano, período em que o contrato prevê a revisão ordinária da tarifa, é que o valor foi reajustado.