X
X

Buscar

Coleta de lixo de Blumenau vai trocar de empresa no próximo sábado

Prefeitura oficializou Racli Limpeza Urbana tanto para resíduos comuns quanto para recicláveis

A empresa Racli Limpeza Urbana foi homologada como a vencedora no processo licitatório e será a responsável pela coleta de resíduos sólidos de Blumenau. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado para até 60 meses. A Racli assume a operação já no próximo sábado, dia 8.

O anúncio, feito na tarde desta terça-feira, encerra um impasse judicial que se estendia desde 2017, quando o Samae lançou a licitação. Diversas empresas, entre elas a Racli, entraram com ações judiciais para evitar que fossem desclassificadas do certame. Por causa da judicialização da concorrência, o Samae interrompeu o processo em dezembro e desde então vinha recebendo questionamentos do Ministério Público.

Enquanto a questão não se resolvia, o município contratou duas empresas emergencialmente para coletar tanto o lixo comum quanto o reciclável. Entre outros questionamentos, o MP criticava o fato de que, em alguns casos, os valores pagos em caráter emergencial são mais altos que os propostos pela Racli na licitação.

Racli Limpeza Urbana

A Racli é uma empresa especializada em coleta de resíduos sólidos urbanos e limpeza pública e atende nove municípios em Santa Catarina. Em Blumenau, a empresa ficará responsável pela coleta do lixo comum e seletivo, além da gestão, disponibilização, manutenção, higienização e operação de contêineres para coleta de resíduos sólidos domiciliares em toda a cidade.

De acordo com o diretor presidente do Samae Blumenau, Cleverton João Batista, a nova empresa deve iniciar os serviços no próximo sábado, dia 8, uma vez que o atual contrato emergencial para coleta de lixo convencional encerra no dia 7.

A coleta seletiva (com contrato emergencial até dia 23 de outubro) e limpeza dos contêineres (com vigência até 2 de novembro) também serão encerrados.

Mais notícias de Blumenau e região

Acidente mata homem de 27 anos na rua Itajaí, entre Gaspar e Blumenau

Buraco que provocou prejuízos em série motoristas de Blumenau é coberto

Médico do INSS de Blumenau investigado pela Polícia Federal está em liberdade

Quando chove, é balde para todo lado na rodoviária de Blumenau