Prefeitura interdita agência bancária que não higienizou local após funcionária contrair coronavírus, em Blumenau
Banco poderá ser denunciado ao Ministério Público do Trabalho caso não cumpra medidas
Após passar dois dias fechada pelo sindicato, uma agência bancária do Garcia foi interditada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião de Blumenau (Cerest) nesta sexta-feira, 29.
Uma das funcionárias do Santander do Garcia recebeu o resultado positivo de Covid-19 na última sexta, 22. Todos os colaboradores que estiveram em contato com ela foram isolados, mas o banco tentou reabrir as portas com outros trabalhadores.
Entretanto, o Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região (Seeb) não permitiu que o local funcionasse. O motivo é que o espaço não passou por uma desinfecção apropriada após o ocorrido.
Os fiscais do Cerest determinaram que a agência só poderá reabrir após a higienização e desinfecção do local de acordo com o protocolo municipal. O órgão também precisará realizar uma nova vistoria no ambiente.
Além disso, todos os trabalhadores que estiveram na agência, incluindo os que foram chamados nesta semana, precisarão realizar o teste para Covid-19. A medida inclui vigilantes e funcionários da limpeza.
Caso o banco não cumpra a determinação, o Cerest poderá entrar com uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho. O presidente do sindicato, Edson Luiz Heemann, afirma que a entidade continuará acompanhando o caso e repudia a atitude do Santander.
“É lamentável que o banco tenha que passar por uma interdição para que seja cumprido um protocolo tão simples, porém tão importante para a preservação das vidas das pessoas. Por outro lado, é satisfatório ver a resposta imediata do Poder Público em defesa da saúde dos trabalhadores”, afirmou.