Prefeitura vai iniciar testagem rápida para coronavírus em Blumenau; saiba quem será examinado
Administração municipal comprou 15 mil testes
Os testes rápidos para coronavírus comprados pela Prefeitura de Blumenau vão começar a ser utilizados a partir de segunda-feira, 8. A informação foi divulgada pelo prefeito Mário Hildebrandt e secretário de saúde, Winnetou Krambeck. Os exames garantem o resultado de 15 a 30 minutos.
Quem poderá ser testado?
Os testes rápidos serão utilizados primeiramente nos profissionais de saúde ativos, mesmo com ou sem sintomas, para evitar que os que são assintomáticos passem despercebidos. Uma equipe volante do município irá até os trabalhadores para realizar o exame. Cerca de 2 mil testes devem ser realizados neste grupo;
Outros servidores que serão testados são os que estejam atuando com o público, como por exemplo profissionais da assistência social que atuam diretamente com a comunidade, agentes do Seterb e etc. Nesses casos, os exames também serão realizados pelas equipes volantes. Neste grupo, deve ser feitos cerca de 1,6 mil testes.
Idosos que possuírem sintomas e cuidadores de idosos também poderão realizar os exames, mas eles precisam ir até o Setor 3 do Parque da Vila Germânica, onde há atendimento exclusivo para Covid-19 ou nos sete Ambulatórios Gerais do município: Centro, Velha, Escola Agrícola, Água Verde, Badenfurt, Garcia, Fortaleza; O município acredita que 3,2 mil testes serão realizados.
Outro grupo de foco serão as pessoas que moram com os pacientes recuperados. Nestes, o município acredita que fará cerca de 4 mil testes;
E o último grupo será dos motoristas, cobradores e profissionais do transporte coletivo de Blumenau. Eles serão atendidos nos dias 8, 9, 10 e 11 de junho.
Vale destacar que todas as pessoas incluídas nestes grupo – exceto idosos -, estejam com sintomas ou não, serão testadas, para evitar que passe despercebidos os assintomáticos.
Mais 10 mil exames
O restante da população continuará ser testado pelo município quando sentirem os sintomas e forem atendidos no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Cerca de 4,5 mil exames – chamados de testes RT-PCR – já foram realizados pelo município, num investimento de quase R$ 1 milhão. Estes testes possuem resultado em 24 a 48 horas.
De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, mais 10 mil testes RT-PCR foram comprados, o que deve garantir ao menos mais três meses de exames na cidade, já que a média atual é de 3 mil testes realizados por mês.